CeNTI

Soluções Nanoestruturadas

Tecnologia nano – Uma potencial resposta com foco na transição verde e digital

A Nanotecnologia - ciência e tecnologia na escala nanométrica de átomos e moléculas de materiais - é uma aliada essencial para enfrentar os principais desafios da atual transição verde e digital, pela possibilidade de se obter novos materiais e processos, com características e comportamentos funcionais diferentes dos materiais comuns. Contudo, o seu desenvolvimento e utilização tem sido bastante debatido, pelo impacto que poderão ter na saúde, na segurança ou no ambiente, pelo que a sua aplicação deve ser realizada de forma responsável e segura. Além de regulamentada e cientificamente estudada, esta área pressupõe o respeito pelos princípios éticos.

Uma das áreas de competência do CeNTI centra-se no desenvolvimento de soluções nanoestruturadas com características diferenciadoras e customizadas, aplicáveis a diferentes setores industriais. Com capacidade instalada, desde a escala laboratorial até a escala piloto, têm sido desenvolvidos inúmeros nanomateriais com propriedades funcionais (ex. anfifóbicas, antibacterianas, antioxidante, barreira a gases e líquidos, gestão térmica), mecânicas, e estruturais (ex. encapsulamento de agentes ativos). 

As soluções desenvolvidas passam por um processo de avaliação e validação de desempenho desde a sua otimização até validação no protótipo final. No seu manuseamento, são adotados procedimentos de segurança e cuidados acrescidos, de acordo com o método de síntese, de forma a obter soluções estáveis, seguras e reprodutíveis.

Dependendo da abordagem/método utilizado - bottom up (síntese a partir do nível elementar) ou top down (redução do material em estruturas/partículas nanométricas) -, é possível obter nanomateriais de diferentes naturezas: inorgânica (sílica, óxidos metálicos – titânio, zinco, cobre, carbon-based), e orgânica (cápsulas, esferas ou emulsões de base polimérica, celulósica, colofónia e derivados, etc.), com recurso a diferentes processos. O controlo do tamanho das partículas, formato, estrutura cristalina ou amorfa, distribuição granulométrica, espessura de filme, entre outras, é realizado com diferentes tecnologias existentes no CeNTI.

Soluções Nanoestruturadas