CeNTI

Microfabricação & Inteligência Impressa

Inteligência à escala nano – Modernização e Transformação da Indústria

A miniaturização de dispositivos, sistemas e componentes tem revolucionado e impactado significativamente diferentes setores industriais e sociais. Com aplicação nas mais diversas áreas, como eletrónica, medicina, indústria de manufatura, energia, entre outros, as tecnologias de miniaturização têm evoluído de forma constante, permitindo criar soluções e aplicações ainda mais complexas e eficientes, com um custo acessível.

A microfabricação e a inteligência impressa são áreas importantes para o CeNTI, onde tem já um vasto trabalho realizado. Através da microfabricação, é possível o desenvolvimento de dispositivos miniaturizados, por exemplo, sensores, sistemas microeletromecânicos (MEMs), dispositivos de microfluídica e revestimentos nanoestruturados, utilizando diferentes técnicas, nomeadamente fotolitografia por escrita direta a laser, evaporação térmica, sputtering e e-beam. Na vertente de inteligência impressa, esta permite o desenvolvimento de eletrónica flexível com recurso a diferentes técnicas de impressão, nomeadamente de serigrafia, slot-die, spin coating, doctor blade, inkjet e rolo a rolo, para aplicação em diferentes setores.

Com as tecnologias existentes no CeNTI, têm sido desenvolvidos novos materiais e dispositivos para inúmeras aplicações, como displays flexíveis, etiquetas RFID, etiquetas para embalagens alimentares, células solares, painéis fotovoltaicos, sensores, atuadores e wearables.

Estas áreas apresentam inúmeras vantagens, tais como elevada precisão, produção de larga escala, e customização, permitindo a criação de soluções completamente flexíveis, de baixo peso e adaptáveis. 

Microfabricação & Inteligência Impressa