CeNTI -

Sistemas biológicos sustentáveis para valorização e rastreio do couro

O BioTrace4Leather impulsionou a investigação e o desenvolvimento de sistemas de origem biológica que elevam a qualidade e a rastreabilidade do couro, introduzindo novas práticas alinhadas com os princípios da economia circular.

O Projeto, desenvolvido com o know-how do CeNTI em parceria com o CTIC - Centro Tecnológico das Indústrias do Couro e a Curtumes Aveneda, apostou na valorização de resíduos da indústria de curtumes aliados aos de outros setores, como o dos laticínios. 

Os novos materiais desenvolvidos permitem reduzir imperfeições e introduzir marcas invisíveis de identificação, sem comprometer o aspeto natural ou o desempenho do couro.

Sistemas biológicos sustentáveis para valorização e rastreio do couro

O fator inovação

O BioTrace4Leather materializou-se em soluções tangíveis, que demonstram a fusão entre ciência e indústria, nomeadamente: 

 

- Extração de frações proteicas, obtidas a partir de resíduos de curtumes e do soro de leite;
- Desenvolvimento de agentes de enchimento que corrigem defeitos e melhoram a qualidade final do couro;
- Conceção de marcadores invisíveis para garantir a rastreabilidade e a autenticidade do material;
- Obtenção de um sapato demonstrador em couro com marcas de rastreabilidade incorporadas, símbolo da evolução sustentável e tecnológica do setor.

 

Estes resultados demonstram que o couro pode adquirir novas dimensões de transparência, circularidade e valorização, abrindo caminho a um futuro mais responsável para a indústria.

 

Este Projeto foi apoiado pelo COMPETE 2020, pelo Portugal 2020 e pela União Europeia.