CeNTI -

Painel de porta interativo e inovador com tecnologias de ponta e design futurístico

Revolucionar o mercado automóvel com um painel de porta inovador e dotar o utilizador de novas experiências sensoriais durante a condução: foram estes os principais propósitos do Projeto FDPanel - Future Door Panel.  

No âmbito da investigação, à qual o CeNTI se juntou, foram desenvolvidos 5 painéis de porta do interior do automóvel, inovadores e futuristas, focados em interfaces humano-máquina intuitivas, integrando tecnologias diferenciadoras em termos de arquitetura intrínseca (design UX/UI), elementos de decoração e sensorização e funcionalização de superfícies.

O consórcio do Projeto, liderado pela empresa portuguesa Simoldes Plásticos S.A., apostou, assim, na criação de soluções que melhoram a experiência do utilizador, antecipam tendências de mercado e otimizam processos de fabrico.

Painel de porta interativo e inovador com tecnologias de ponta e design futurístico

O fator inovação

Incorporando materiais avançados e tecnologias disruptivas, as soluções desenvolvidas apresentam as seguintes características/funcionalidades: 

 

Conforto - Revestimentos com propriedades de gestão térmica que promovem o bem-estar do utilizador;  
Iluminação - Tanto funcional como decorativa: backlighting para visualização noturna, falsa costura iluminada e matrizes de LEDs;  
Interação - Sensorização com funcionalidades de deteção de toque e feedback háptico (vibração) integrados em superfícies poliméricas. A ideia foi substituir os tradicionais botões mecânicos por táteis.  
Som - Soluções acústicas miniaturizadas (altifalantes).

 

Adicionalmente, foi ainda possível desenvolver soluções que conferem melhorias de eficiência no processo de fabrico dos painéis, tais como: 

 

Leveza e segurança - Redução do peso do painel de porta sem comprometer a resistência ao impacto em situação de colisão;  
Eficiência - Diminuição do tempo médio de montagem através da redução do número de fixações do painel;  
Flexibilidade - Aumento da flexibilidade do processo de montagem relativamente ao modelo de fluxo de uma só peça.


Estes resultados demonstram que o futuro da indústria automóvel passa pela combinação da inovação tecnológica com as necessidades evidenciadas por um mercado cada vez mais centrado no conforto, na digitalização, na eficiência e na sustentabilidade.  

 

Este Projeto foi apoiado pelo COMPETE 2020, pelo Portugal 2020 e pela União Europeia.