CeNTI -
BIOMAT: promoção da economia circular com nanomateriais de base biológica
Apoiado numa visão estratégica para o futuro, o principal objetivo do Projeto BIOMAT foi estabelecer uma Open Innovation Test Bed (OITB) para fornecer serviços a uma ampla gama de indústrias e pequenas e médias empresas (PME) a fim de acelerar a inovação em materiais de poliuretano (PUR) de base biológica contendo nanomateriais.
Este propósito resultou num portefólio de serviços cruciais centrados na produção e no teste de espumas de PUR funcionais e respetivos componentes, com nanomateriais de base biológica, especificamente para os setores da construção, automóvel, mobiliário e acolchoados.
Liderado pelo CeNTI e contando com o know-how de 25 entidades de sete países, o BIOMAT colmatou, assim, as lacunas na cadeia de valor desses setores industriais, fornecendo novos serviços e apoiando, em diferentes níveis, a adoção e o uso desses materiais nestas indústrias-chave.
O fator inovação
No decorrer do Projeto, foi desenvolvido um conjunto de novas tecnologias voltadas para o setor de espumas e compósitos de PUR de base biológica, com propriedades melhoradas, como resistência ao fogo, isolamento acústico e impermeabilização.
Adicionalmente, o BIOMAT demonstrou a aplicabilidade e o potencial de valor destas tecnologias avançadas de base biológica em mercados-alvo, como a construção (isolamento estrutural), o setor automóvel (interiores de veículos) e o mobiliário e acolchoados (colchões e sofás).
Este trabalho terá continuidade através da plataforma BIOMAT-TB, que disponibiliza um conjunto de tecnologias, serviços especializados de apoio empresarial e soluções biológicas de alto desempenho.