CeNTI -

ActiVas: ambientes construídos para uma vida sénior ativa e segura

Em resposta aos desafios do envelhecimento da população, o Projeto ActiVas teve como principal objetivo apresentar soluções disruptivas, focadas na transformação e adaptação de ambientes e espaços construídos.

Composto por 6 PPS (Produtos, Processos e Serviços), o ActiVas procurou desenvolver um conjunto de soluções inovadoras e multidisciplinares para promover uma vida ativa, segura e saudável para a população com idade superior a 65 anos, dotando-a de maior autonomia.

O consórcio, liderado pela empresa portuguesa Kentra Technologies e contando com o know-how de 12 empresas e 8 entidades de I&D, incluindo o CeNTI, definiu um novo conceito de habitação senior-friendly.

ActiVas: ambientes construídos para uma vida sénior ativa e segura

O fator inovação

No âmbito do Projeto, foram desenvolvidos diversos sensores inovadores baseados em eletrónica impressa e flexível. Estes sensores foram discretamente integrados em mobiliário e materiais de construção (cerâmica e painéis de base madeira) para monitorizar um conjunto diversificado de parâmetros essenciais, nomeadamente:

 

• Interação: interface de toque (tato) para gerar ações ou alertas.


• Ambiente: controlo de temperatura, humidade e gases e potencial risco de incêndio.


• Segurança: deteção de água e potencial  risco de inundação.

 

Os dados são enviados para uma plataforma digital criada especificamente para coletar e processar essas informações.

 

Adicionalmente, o CeNTI contribuiu com o desenvolvimento de um revestimento funcional antimicrobiano e de fácil limpeza, elevando significativamente os padrões de higiene e segurança em espaços residenciais.

 

Todas as soluções foram pensadas para poderem ser adaptáveis e modulares, capazes de responder individualmente às particulares necessidades dos utilizadores.

 

O ActiVas focou-se num novo conceito de habitação “amigável para idosos”, com o intuito de criar soluções inovadoras e modulares para promover o bem-estar e o envelhecimento ativo.