@trans("lk.skipToMain")

Skhincaps

Financiado por: CeNTI-Financiado por

SKHINCAPS é um projeto de investigação que tem como objetivo desenvolver nanocápsulas seguras e personalizadas para a libertação de produtos funcionais para aplicações de cuidados da pele, com maior eficiência e melhor relação custo-benefício, através de uma tecnologia inovadora e sustentável. O projeto levará assim a uma inovação pioneira nos produtos atualmente existentes no Mercado.

Ao utilizar esta tecnologia segura, sustentável e facilmente escalável, diferentes princípios ativos serão considerados para nanoencapsulação: materiais de mudança de fase, um cocktail de vitaminas e antioxidantes e óleos essenciais naturais. As nanocápsulas serão concebidas para atingir três mecanismos de libertação diferentes, de modo a aumentar a eficácia dos princípios ativos. Diferentes demonstradores serão desenvolvidos com estas nanocápsulas seguras e personalizadas para aplicações de cuidado da pele:

- Têxteis de primeira camada com nanocápsulas sem libertação do princípio ativo (materiais de mudança de fase), para melhorar a gestão térmica e o conforto da pele;
- Cremes com nanocápsulas que contêm um cocktail de vitaminas e antioxidantes, cuja libertação é desencadeada por fatores externos, para melhorar o efeito antienvelhecimento na pele dos consumidores finais;
- Loções e têxteis que contenham nanocápsulas carregadas com óleos essenciais, cuja libertação dirigida permitirá a prevenção ou a mitigação de infeções bacterianas na pele do utilizador final.

Estes demonstradores serão testados de forma a avaliar se a sua segurança e desempenho cumprem os requisitos dos regulamentos em vigor. O projeto SKHINCAPS abrange PMEs de diferentes fases da cadeia de fornecimento e, como tal, promove uma forte colaboração entre fornecedores de materiais, produtores e utilizadores finais.

Site: www.skhincaps.eu

O projeto tem como
objetivos principais:

1. Desenvolvimento de nanocápsulas inovadoras, sustentáveis, seguras, com boa relação custo-benefício e altamente estáveis, com diferentes ingredientes ativos encapsulados, utilizando uma inovadora tecnologia de nanoencapsulamento in-situ; 

2. Uso de novas nanocápsulas responsivas a estímulos para três diferentes aplicações de cuidados de saúde da pele (têxteis e cosméticos):
• Conforto térmico;
• Anti-envelhecimento;
• Controlo anti-microbiano natural.

3. Validação, em cenários relevantes, das nanocápsulas desenvolvidas (segurança e impacto ambiental [LCA]), tendo em conta as normas em vigor e possíveis lacunas existentes na legislação vigente.

CeNTI-O projeto tem como objetivos principais:

Duração do Projeto: Outubro de 2015 a Setembro de 2019

Custo elegível: 3.265.920,75 €

Apoio da União Europeia: 3.265.920,75 €

Resultados


Diferentes demonstradores para aplicações de cuidado da pele serão desenvolvidos com as nanocápsulas seguras e personalizadas produzidas no âmbito do projeto SKHINCAPS:

- Têxteis de primeira camada com nanocápsulas sem libertação do princípio ativo (materiais de mudança de fase), para melhorar a gestão térmica e o conforto da pele;

- Cremes com nanocápsulas que contêm um cocktail de vitaminas e antioxidantes, cuja libertação é desencadeada por fatores externos, para melhorar o efeito antienvelhecimento na pele dos consumidores finais

- Loções e têxteis que contenham nanocápsulas carregadas com óleos essenciais, cuja libertação dirigida permitirá a prevenir ou mitigar infeções bacterianas na pele do utilizador final.

Estes demonstradores serão ainda testados de forma a avaliar se a sua segurança e desempenho. Até ao momento, já foi possível perceber que os produtos que estão a ser desenvolvidos no âmbito deste projeto apresentam uma elevada eficácia ao nível do custo-benefício e que, para além do facto de serem de base natural, apresentam também uma forte capacidade de produção industrial.

Promotores

Para utilizar os nossos serviços tem que aceitar a nossa política de privacidade.
Política de Privacidade |