CeNTI -

Corantes naturais à base de plantas e cogumelos para têxteis

O fator inovação

É uma solução que vai revolucionar, em breve, a indústria têxtil nacional. O CeNTI, em parceria com mais quatro entidades, desenvolveu uma nova paleta de cores para produtos têxteis, tendo por base corantes naturais, extraídos de plantas e cogumelos.


Com esta nova gama de cores, mais ecológica e sustentável, vai ser possível não só reduzir o uso dos corantes e auxiliares sintéticos, no tingimento dos têxteis, mas também e sobretudo assegurar a sustentabilidade ambiental e económica deste processo. 

Corantes naturais à base de plantas e cogumelos para têxteis

Objetivos Principais/Atividades

Resultados

É o resultado de uma investigação que envolveu não só a Tintex, empresa têxtil que liderou o consórcio, mas também a Ervital e a Bioinvitro, empresas especializadas em plantas e cogumelos, que forneceram as espécies mais promissoras para posterior extração da cor natural.

 

A aplicação dos corantes nos têxteis e os respetivos testes de avaliação da solidez da cor foram as áreas assumidas pelo CeNTI e CITEVE. Para o efeito, foram utilizados processos eco eficientes e de fácil implementação industrial. Os têxteis tingidos com compostos naturais demonstraram uma solidez da cor satisfatória, após exposição à luz solar e à lavagem.

 

Com esta solução inovadora e tecnicamente mais avançada, será possível às empresas do setor têxtil responderem aos atuais desafios, estilos e padrões de consumo, focados em produtos mais ecológicos e amigos do ambiente e da saúde.

 

O PICASSO, nome atribuído ao projeto de investigação, permitirá ainda às empresas cumprir com a legislação europeia em vigor e que determina a utilização de compostos alternativos, mais sustentáveis e inócuos, em detrimento dos corantes sintéticos, amplamente utilizados no setor.

 

Outra das principais vantagens associadas à utilização de compostos naturais em processos de coloração de têxteis, e que a investigação veio comprovar, tem a ver com as suas propriedades antimicrobianas intrínsecas, que são eficazmente transferidas para os têxteis, sendo esta atividade comprovada após vários ciclos de lavagem.