CeNTI -

Saúde & Bem-estar

RESPORTEX

Valorização de resíduos para desenvolvimento de têxteis funcionais para a área do desporto

O projeto ReSporTEX visa o desenvolvimento de novas estruturas têxteis funcionais, desde fios a malhas, através da incorporação de agentes biofuncionais, como antimicrobianos, anti-odor e anti-inflamatórios, provenientes de resíduos industriais multissectoriais. Estes compostos ativos serão integrados na matriz das fibras ou aplicados por funcionalização superficial, assegurando a preservação das suas propriedades terapêuticas ao longo dos processos produtivos e durante a vida útil dos materiais, originando produtos têxteis de elevado valor acrescentado.

O projeto visa ainda a utilização de polimeros bio-based, biodegradáveis e/ou reciclados como matriz têxtil, combinados com os resíduos reaproveitados e funcionalizados, resultando numa solução mais ecológica e sustentável.

Estas soluções tecnológicas inovadoras são altamente relevantes para as necessidades de atletas, promovendo o bem-estar durante a prática desportiva e contribuindo para uma recuperação mais rápida após treinos ou lesões.

RESPORTEX

Objetivos Principais/Atividades

  • Valorização de resíduos industriais através da sua micronização e extração de compostos ativos com propriedades biofuncionais;
  • Formulação e encapsulação dos compostos ativos, utilizando ciclodextrinas e/ou outras matrizes de encapsulação, com posterior incorporação em fios têxteis por processo de melt spinning ou por revestimento do fio;
  • Desenvolvimento de estruturas têxteis, bem como acabamentos funcionais;
  • Desenvolvimento de testes de validação de desempenho, assegurando a eficácia e durabilidade das funcionalidades incorporadas.

Com o apoio de: