CeNTI -

Inovação no interior dos veículos do futuro

O fator inovação

O PAC -AutoCluster for the Future pretendeu responder aos novos desafios do setor automóvel através do desenvolvimento de tecnologias e materiais inteligentes e inovadores. Para demonstrar o conceito, o design e as diferentes soluções, os investigadores criaram um microcarro autónomo e inteligente, direcionado para a mobilidade urbana elétrica e partilhada.

O consórcio do Projeto Mobilizador, liderado pela empresa Simoldes Plásticos S.A. e alinhado com o plano de ação do Mobinov - Cluster Automóvel Portugal, foi composto por 9 entidades empresariais e 12 entidades não empresariais, entre as quais o CeNTI.

Inovação no interior dos veículos do futuro

Objetivos Principais/Atividades

Resultados

O veículo criado pelo consórcio integra, no habitáculo, diferentes inovações, como acabamentos funcionais com propriedades self-healing, capazes de regenerar possíveis danos, como riscos nos painéis, através de radiação ou calor, e acabamentos e estruturas têxteis termocrómicas, que mudam de cor consoante a temperatura. 

 

O interior do veículo inclui, também, um display interativo transparente com projeção de imagem e controlo através de toque e gesto, bem como um botão dial retráctil para interação do utilizador com o veículo, que integra eletrónica híbrida, produzido por overmoulding, reduzindo a dimensão da eletrónica e do número de processos produtivos, possibilitando a redução de tamanho e de custos de fabrico.

 

O Projeto PAC foi cofinanciado pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) e pelo Programa Operacional Regional de Lisboa (Lisboa 2020) do Portugal 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).