CeNTI -

Automóvel & Aeronáutica

iDOURECA

iDOURECA

Componentes inovadores para a indústria automotiva

Proposto pelo consórcio Doureca, CeNTI e PIEP, o projeto iDOURECA tem como objetivo melhorar as interações entre o utilizador e o automóvel promovendo uma maior funcionalidade e conforto, mantendo o caráter estético. Serão desenvolvidas peças poliméricas, com propriedades funcionais e decorativas, moldadas por injeção para o interior e exterior automóvel. O iDOURECA compreende duas linhas principais de ID&T para o desenvolvimento de peças funcionais e decorativas. A primeira linha I&DT visa o desenvolvimento de um produto de exterior automóvel com aspeto cromado e invisível ao RADAR, sendo ainda incorporados sistemas de de-icing e proteção contra agentes externos. O sistema de de-icing será completamente embebido e desenvolvido por tecnologias de eletrónica impressa e/ou PVD. A segunda linha de I&DT visa o desenvolvimento de um produto de interior automóvel, tridimensional e texturizado, com propriedades funcionais e decorativas. Deverá conter sensorização integrada com a capacidade de detetar gestos e/ou toque, completamente embebido na peça, podendo apresentar um aspeto texturizado, conferindo desta forma o aspeto de um material nobre à peça polimérica. Pretende-se, também, que esta possua propriedades superficiais de easy-cleaning e anti-fingerprinting. As linhas de I&D propostas serão implementadas no ciclo produtivo da empresa promotora, culminando em protótipos com as funcionalidades ambicionadas.

Website: iDOURECA

iDOURECA

Objetivos Principais/Atividades

Desenvolver peças poliméricas funcionais e decorativas, moldadas por tecnologias de injeção para interior e exterior automóvel:

  • Peça exterior invisível ao RADAR com efeito metálico/cromado e funcionalidades de anti/de-icing e anti-risco e/ou anti UV;

  • Peça interior tridimensional e texturizada com funcionalidades de anti-fingerprinting e sensorização integradas com capacidade de deteção de gestos/toque.

Resultados

  • Peça com aplicação no exterior automóvel, invisível ao RADAR com efeito metálico/cromado e funcionalidades de anti/de-icing e anti-risco e/ou anti UV;

  • Peça com aplicação no interior tridimensional e texturizada com funcionalidade de anti-fingerprinting e/ou easy cleaning e sensorização integradas com capacidade de deteção de gestos/toque.

Divulgação do projeto nas conferências/Feiras: 

  • Bosch Sensible Car 2021;

  • ISFOE 2021;

  • European Coatings Show 2021;

  • LOPEC 2022;

  • Automotive Interiors EXPO 2022.

Número do Projeto

POCI-01-0247-FEDER-045113

Medida

SI I&DT Empresarial – Programas Mobilizadores

Duração do projeto

setembro de 2019 a fevereiro de 2023

Região de intervenção

Norte de Portugal

Data de aprovação

08 de agosto de 2019

Custo total elegível

841 365,91 €

Apoio financeiro UE

FEDER – 575 060,60 €

Objetivo Principal

Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Com o apoio de:

Promotores

Doureca - Decorative Solutions
PIEP
CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes