CeNTI -
Etiqueta inteligente para medicamentos
O fator inovação
O DOSEA é uma etiqueta inteligente que, aplicada na embalagem de fármacos, permite gerar e emitir avisos visuais, alertando os pacientes para a toma atempada da medicação. Através de uma App, é possível programar os alertas e registar as tomas, garantindo, com isso, o acompanhamento e um maior controlo sobre a evolução do tratamento.
Esta solução tecnológica é utilizada a nível farmacêutico e hospitalar, direcionando-se para utilizadores particulares assim como para ensaios clínicos. Os dados gerados da adesão à medicação, interligados com outros dados dos pacientes, disponíveis em várias plataformas, como as hospitalares, é também um aspeto relevante.
A inovação, baseada em inteligência artificial e machine learning, tem assinatura do CeNTI e das empresas portuguesas Neutroplast e BeyonDevices.
Objetivos Principais/Atividades
Resultados
A etiqueta é discreta e de fácil integração em diferentes tipos de embalagens de medicação, das quais se destacam os blisters ou frascos de líquidos/pós.
Até ao momento, não existe nenhuma solução comercial que combine a totalidade das funcionalidades apresentadas pelo DOSEA. O cruzamento da eletrónica impressa e convencional, a integração de um sensor impresso de baixo custo que valide, de forma automática, as dosagens ingeridas em cada toma, bem como uma ampla adaptação a uma vasta gama de medicamentos garante à solução DOSEA uma vantagem competitiva face às atuais opções apresentadas no mercado.
A etiqueta incorpora melhoramentos e inovações ao nível de hardware e firmware, nomeadamente comunicação sem fios, eficiência energética no modelo de sensorização e o desenvolvimento de uma app móvel intuitiva. Estas tecnologias vão permitir gerar alertas pré-programados para a toma da medicação, fazer o registo da hora da toma e comparar com a prescrição, verificando se o paciente está a cumprir as indicações do médico.
Os parâmetros e a informação gerada podem ser inseridos e consultados, quer fisicamente nas etiquetas inteligentes, quer numa aplicação móvel, ficando a informação disponível digitalmente, podendo ser integrada em diferentes tipos de plataformas.