CeNTI -

Automóvel & Aeronáutica

BREATHE2SEAT

Respirabilidade e gestão de humidade em assento automóvel

O projeto BREATHE2SEAT pretende optimizar e validar do ponto de vista tecnológico e industrial um material de base PVC desenvolvido num projeto anterior, pela:

  • Pesquisa e seleção de matérias-primas e materiais com características adequadas à sua utilização a um nível;
  • Otimização da camada do avesso para majoração das propriedades de respirabilidade e gestão de humidade do material;
  • Otimização da camada de base e superficial, onde serão consideradas soluções para a perfuração e acabamento superficial de forma a melhorar o desempenho do material de pele artificial, com base nos resultados tecnológicos validados anteriormente.


Neste sentido, a TMG Automotive e o CeNTI uniram-se para o desenvolvimento de um novo projeto de caráter mais abrangente e de TRL mais elevado.

BREATHE2SEAT

Objetivos Principais/Atividades

O projeto demonstrador Breathe2Seat visa a otimização e validação do ponto de vista tecnológico e industrial, com vista à utilização comercial, de sistemas de pele artificial de base PVC com propriedades melhoradas de respirabilidade e gestão de humidade, desenvolvidas nas atividades de I&D de um projeto anterior: PT21-Powered Textiles 21-PPS1: Autosolutions.

Resultados

  • Desenvolvimento de material de pele artificial de base PVC com propriedades melhoradas em termos de respirabilidade e gestão de humidade, comparativamente ao material de PVC standard neste tipo de aplicação. Foram trabalhados vários aspetos do material, desde o acabamento ao avesso de forma a maximizar as propriedades de enfoque;

  • Foram preparadas capas para assento automóvel com os materiais desenvolvidos e o seu desempenho em “uso” foi testado usando um manequim térmico;

  • O desempenho do material resultante do projeto foi comparado com materiais de benchmarking e verificou-se que o seu desempenho era equiparável.

Duração do projeto

janeiro de 2016 a junho de 2017

Região de intervenção

Norte de Portugal

Custo total elegível

286 209,88 €

Apoio financeiro UE

FEDER – 170 888,86 €

Com o apoio de: