CeNTI -

Outras Áreas

BIOMAT

BIOMAT

An Open Innovation Test Bed for Nano-Enabled Bio-Based PUR Foams and Composites

Os produtos de poliuretano (PUR), que incluem espumas para os setores da construção, automóvel e mobiliário e acolchoados, são tipicamente à base de petróleo e carecem de propriedades importantes. Nestas indústrias, a necessidade de sustentabilidade leva não só ao desenvolvimento de processos eficientes a nível económico, como também ao desenvolvimento de produtos sustentáveis, com valor acrescentado, ​​a partir de materiais com baixa pegada de carbono.

O principal objetivo do projeto europeu BIOMAT, coordenado pelo CeNTI, é estabelecer uma Open Innovation Test Bed (TB) para o benefício das indústrias e PMEs, tendo em vista facilitar a parceria transfronteiriça e acelerar a inovação em materiais de isolamento de base biológica contendo nanomateriais para essas indústrias. Através da criação de um Ponto de Entrada Único (Single Entrey Point – SEP), as empresas terão acesso a linhas de produção piloto e a serviços complementares, tais como caracterização, nanossegurança, normalização / regulamentação, planos de negócios / marketing, e também mentoria orientada para tecnologia e negócios, a preços competitivos e justos.

O leque de serviços prestado pelo BIOMAT-TB estará focado na produção e teste de espumas PUR funcionais com nanopartículas para os setores industriais acima mencionados. O SEP seguirá todas as diretrizes da Comissão Europeia relacionadas com o estabelecimento de novas entidades que prestam serviços por meio de diferentes test beds em toda a Europa. O ecossistema BIOMAT cobrirá toda a Cadeia de Valor, desde os biomateriais e as nanopartículas funcionais, até aos produtos finais e a sua prova de conceito em um ambiente industrial, acelerando assim a aceitação do mercado de novos produtos de base biológica sustentáveis ​​e que contém nanomateriais. Este projeto irá, portanto, preencher as lacunas existentes na Cadeia de Valor desses setores industriais, fornecendo novos serviços e apoiando em diferentes níveis o uso de tais materiais nestas indústrias-chave.

Website: BIOMAT

BIOMAT

Objetivos Principais/Atividades

O BIOMAT irá desenvolver e tornar disponíveis para a indústria, 12 processos no nível TRL 7 para a produção de matérias compósitos de base biológica que contêm nanomateriais e espumas reforçadas com nanomateriais a um baixo custo. Os objetivos do projeto serão alcançados através das seguintes etapas:

  • Estabelecimento da BIOMAT-TB (a plataforma de transferência de tecnologia) e do BIOMAT-SEP, que oferecerá aos seus clientes serviços transparentes que serão desenvolvidos no âmbito do BIOMAT;

  • Produção à escala piloto e respetiva caracterização em linha de componentes de espumas de PUR de base biológica que contém nanomateriais;

  • Produção à escala piloto e respetiva caracterização em linha de espumas de PUR de base biológica que contém nanomateriais;

  • Validação das tecnologias desenvolvidas através da produção de 10 demonstradores a serem testados em ambiente industrial:

    • Para o setor da construção: Compósitos estruturais leves para revestimento de tunéis (2 demonstradores);
    • Para o setor dos edifícios: 1) Espumas de bio-PUR para isolamento por spray; 2) Painéis de isolamento moldados;

    • Para a indústria automóvel: 1) Almofada do assento; 2) Apoio de cabeça com características estéticas; 3) Volante;

    • Para a indústria de mobiliário e estofos: 1) Cadeira; 2) Sofá; 3) Colchão.

  • Estudo e desenvolvimento de tecnologias de reciclagem;

  • Avaliação do Ciclo de Vida e de Custo (LCA & LCC) dos materiais de base biológica que contêm nanomateriais.

Número do Projeto

953270

Medida

IA

Duração do projeto

janeiro de 2021 a dezembro de 2024

Região de intervenção

Europa

Custo total elegível

16.707.527,50 €

Apoio financeiro UE

14.588.169,63 €

Com o apoio de:

Promotores

CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes
Leibnz-Institut für Verbundwerkstoffe
Universitat Politècniica de Catalunya BarcelonaTech
Consiglio Naziionale delle Ricerche
Hochschule Kaiserslautern
Fraunhofer
Coventive Composites
Indatech
Università di Milano - Bicocca
Universidad de Castilla-La Mancha
Instituto Tecnológico de Galicia
Bar-Ilan University
PROJECT HUB 360
UNE - Normalización Española
Globalwise
Kessler ProData
European Sky
Stellantis
ACCIONA
RITOLS
AEP Polymers
OSM - DAN
Melodea Bio Based Solutions
Plasfi
Citeve Tecnologia Têxtil
LKCOM