CeNTI -

Outras Áreas

ASINA

ASINA

Anticipating Safety Issues at the Design Stage of NAno Product Development

Embora a UE tenha vindo a financiar projetos que se foquem na definição de ferramentas e conceitos para garantir a segurança de produtos que contenham nanomateriais desde a sua conceção, há ainda muitas barreiras que limitam a implementação desses procedimentos em processos de produção reais. O projeto ASINA usará as cadeias de valor de produção (VCs) de duas categorias representativas de produtos que contêm nanomateriais (NEPs): revestimentos em nanotecnologia ambiental (limpa) e sistemas nano-encapsulantes em cosméticos, para formular hipóteses e tomar decisões durante a conceção dos materiais, aplicando uma abordagem e uma metodologia com base em dados (a metodologia "ASINA-SMM").

Tendo por base as práticas industriais Six Sigma, a ASINA-SMM pode ser facilmente adotada pelos fabricantes para fornecer NEPs projetados para serem o mais seguros possível, alcançando assim a visão do ASINA para aumentar a confiança dos stakeholders (empresários, investigadores, reguladores, inovadores, formuladores de políticas, consumidores) em produção de nanomateriais safe-by-design (SbD). A metodologia do projeto ASINA abrange fases distintas de modo a que seja posssível fornecer soluções SbD e ferramentas de suporte, com TRL6: definir o NEP, o que se pretende para a sua utilização, as tecnologias de produção e requisitos de qualidade, segurança e custo conhecidos; medir atributos de desempenho (características tecno económicas, risco e potencial de exposição ao longo de todo o ciclo de vida) em relação às opções de design de material (M) e processo (P); analisar dados coletados de fontes internas e externas e derivar / combinar funções de resposta, para identificar o melhor compromisso entre as possíveis opções de design; projetar novas versões do produto / processo que minimizem os riscos, maximizando o desempenho; estabelecer uma ação piloto para verificar a capacidade da ASINA-SMM de oferecer soluções práticas, relevantes, confiáveis ​​e reproduzíveis de M ou P-SbD.

O projeto está focado em NEPs capazes de eliminar / conter poluentes ambientais (biofilmes, bactérias, COVs) e transportar funções benéficas para o tratamento, prevenção e cura de doenças e embelezamento da pele. No seu término, o projeto ASINA fornecerá um roteiro para generalizar a ASINA-SMM e maximizará os impactos positivos de outros produtos, projetados para melhorar a qualidade ambiental e a saúde / bem-estar humano, oferecendo a transparência necessária para promover a aceitação do consumidor e, como consequência, o crescimento dos setores industriais de referência.

O conceito Safe-by-Design (SbD) incorpora a segurança de produtos que contenham nanomateriais (NEP) na fase de conceção do processo de produção. 

Website: Asina Project

ASINA

Objetivos Principais/Atividades

  • Apoiar a rápida adoção industrial da nanotecnologia, fornecendo soluções SbD e ferramentas de suporte;

  • Dar aos empreendedores conhecimento e destacar o potencial do SbD;

  • Aumentar a confiança na produção de nanomateriais SbD, melhorando a interação e a integração dos diferentes stakeholders (empresários, investigadores, reguladores, inovadores, formuladores de políticas).

O projeto ASINA desenvolverá uma Metodologia de SbD específica (a metodologia “ASINA-SMM”), que será consistente com sistemas de gestão de negócios, para fornecer soluções SbD e permitir uma informada tomada de decisões.

O ASINA combinará e integrará ferramentas e dados de caracterização de nano-segurança, para fornecer os critérios científicos para a avaliação de soluções SbD e exportará a sua metodologia para a indústria por meio de um roadmap (incluindo diretrizes, ferramentas analíticas, melhores práticas) e outros produtos de padronização, como o CEN-CWA, como uma maneira realista de garantir a difusão da ASINA-SMM e a sua implementação industrial em todo o mundo.

O projeto ASINA tem a ambição de promover nano-práticas SbD consistentes, aplicáveis ​​e cientificamente válidas, considerando todas as dimensões de projeto dos NEPs: funcionalidade, tecnologias de produção, segurança, sustentabilidade ambiental, relação custo-benefício e requisitos regulatórios, em consonância com as políticas de pesquisa e inovação responsável.

Resultados

O projeto ASINA terá impactos profundos no desenvolvimento da nanotecnologia na inovação industrial, mas também na competitividade da indústria, na sociedade, na saúde humana e no meio ambiente. A implementação bem-sucedida da metodologia ASINA-SMM ajudará a produzir e a comercializar produtos melhores e mais seguros para as pessoas.
 

Número do Projeto

862444

Duração do projeto

março de 2020 a agosto de 2023

Região de intervenção

Europa

Custo elegível

5,998,386.06 €

Apoio financeiro FEDER

5,998,386.06 €

Tipo de Ação

Research and Innovation Action

Com o apoio de:

Promotores

Consiglio Naziionale delle Ricerche
Università di Milano - Bicocca
Tecnalia
Leitat Managing Technologies
CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes
Transgero
University of Limerick
CEA
UK Centre for Ecology & Hydrology
PROJECT HUB 360
Uni Ente Italiano di Normazione
Colorobbia Consulting
WIVA
Mica Nanotech
Bionanoplus
RED OF VIEW
APM Industrial
Warrant Hub
Angel Consulting
Iowa State University of Science and Technology
PETA International Science Consortium Ltd.