CeNTI -
UAV-GG: Veículos aéreos não tripulados inovadores para monitorizar gases com efeito de estufa

O UAV-GG visa revolucionar as tecnologias de monitorização ambiental, com impacto no setor da aeronáutica, com inovação disruptiva.
Envolvendo um consórcio internacional, o UAV-GG pretende transformar a monitorização dos gases com efeito de estufa (GEE) através de Veículos Aéreos Não Tripulados (UAV) de longo alcance equipados com sensores avançados.
Os dados recolhidos por estes veículos, bem como as medições em campo (ambos fornecidos pela empresa Romaeris, do Canadá) serão combinados com dados de satélite (disponibilizados pela Spacebel, da Bélgica), permitindo complementar e enriquecer os atuais conjuntos de dados, ultrapassando as limitações de deteção exclusivamente obtida por satélite, e possibilitando a obtenção de uma visão tridimensional, precisa e detalhada da distribuição de GEE em larga escala.
Esta abordagem inovadora tornará possível identificar fontes de emissão, apoiar decisões mais informadas e melhorar significativamente a compreensão global sobre o comportamento dos GEE.
Neste Projeto, o CeNTI, juntamente com a empresa Castros, atuará na otimização a nível da eficiência de voo e do carregamento energético dos UAV. Neste âmbito, será desenvolvida uma plataforma modular e autónoma de carregamento, explorando soluções como baterias em segunda vida e integração de painéis fotovoltaicos nas asas. Está, ainda, prevista a implementação de sistemas eletrónicos avançados para uma gestão eficiente de todos os subsistemas.
Um passo importante para reforçar o conhecimento global sobre os GEE, apoiar decisões mais sustentáveis e tornar o setor aeronáutico mais amigo do ambiente.
O UAV-GG é um Projeto internacional que abrange entidades do Canadá, Bélgica e Portugal. O consórcio nacional é composto pelo CeNTI e a empresa portuguesa Castros - Iluminações Festivas.
Este Projeto é apoiado pelo COMPETE 2030, pelo Portugal 2030 e pela União Europeia. Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.
#COMPETE2030 #Portugal2030 #FundosEuropeus #Inovação #ID