CeNTI -

CeNTI irá receber perto de 40 milhões de euros do PRR

Apoios financeiros

É mais um incentivo à inovação portuguesa e transferência de tecnologia. O CeNTI vai receber, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), perto de 40 milhões de euros que serão aplicados em atividades de investigação e desenvolvimento relativas a 16 Projetos, em parceria com a indústria e outras Entidades do Sistema Científico e Tecnológico. Estes irão abranger vários setores, como têxtil, construção, automóvel, baterias, embalagens, resina, calçado, plásticos e bicicletas.

Enquanto parceiro científico-tecnológico, o Centro de Nanotecnologia pretende, assim, contribuir para a transformação do setor empresarial, tendo por base tecnologias disruptivas e os princípios emergentes da sustentabilidade, descarbonização e digitalização. 

O montante global será aplicado em Projetos diversificados, sendo que as maiores fatias serão atribuídas aos seguintes:
- NGS - New Generation Storage, ligado às baterias e liderado pela empresa portuguesa DST SOLAR (mais de 8 milhões euros);
- Be@T – Bioeconomy at Textiles, promovido pelo CITEVE (mais de 7 milhões de euros);
- R2U Technologies | Modular Systems, da área da construção, liderado pela empresa DST (4 milhões de euros);
- HfPT - Health from Portugal, focado na saúde e promovido pelo Health Cluster Portugal (HCP) e liderada pela Prológica (4 milhões de euros).

O CeNTI irá, assim, participar ativamente no desenvolvimento destes Projetos, para os quais contribuirá com conhecimento, competências, tecnologias e inovação de ponta.

A funcionar desde 2006 e com uma forte ligação às empresas, o instituto de I&DT tem vindo a crescer. Além do aumento dos recursos humanos (são hoje mais de 100 investigadores), destaca-se a construção das novas instalações, orçadas em mais de dois milhões de euros.