@trans("lk.skipToMain")

Apresentação

Bem-Vindo ao CeNTI



O CeNTI - Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes, é um instituto de I&DT privado sem fins lucrativos, localizado no norte de Portugal. É um Instituto de Novas Tecnologias de orientação multissetorial, equipado com a mais avançada tecnologia e que desenvolve atividades de Investigação, Desenvolvimento Tecnológico, Inovação e Engenharia nos domínios dos materiais e sistemas inteligentes e funcionais.

Fundado em 2006, resulta de uma intensa parceria de 3 Universidades, 2 Centros Tecnológicos e 1 Instituto de Novas Tecnologias, todos reconhecidos pela sua relevância nacional e internacional: a Universidade do Minho, a Universidade do Porto, a Universidade de Aveiro, o CITEVE - Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal, o CTIC - Centro Tecnológico das Indústrias do Couro, e o CEIIA - Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel.

O CeNTI dispõe de meios físicos avançados de desenvolvimento, teste, prototipagem e apoio a scale-up nas áreas da nanotecnologia, da funcionalização e da "smartização" de materiais nomeadamente no que concerne às tecnologias da eletrónica impressa. Distingue-se dos seus pares europeus por dominar a funcionalização e a “smartização” de substratos de capital importância para as indústrias relevantes em Portugal como têxteis, polímeros, couro, papel, vidro, cerâmica, pedra natural, betão, cortiça, madeira, etc.

Como centro de investigação e de transferência de tecnologia, o CeNTI apresenta no seu portfólio de inovação e atividades de I&D diversos projetos que evidenciam o seu compromisso e missão no apoio e dinamização da infraestrutura tecnológica, industrial e empresarial nacional com o intuito de desenvolver novos produtos de elevado valor acrescentado e/ou a incorporar novas tecnologias em produtos e mercados tradicionais.

A missão e atividade do CeNTI tem-se destacado pelo dinamismo e apoio de proximidade aos sectores industriais, tanto a nível nacional como internacional, no sentido de desenvolver e validar novas tecnologias que têm por base o desenvolvimento de novos materiais, novos revestimentos, novas tecnologias interativas e sistemas de iluminação e novos sistemas de sensorização, em áreas multissectoriais e multitecnológicas, com o enfoque no apoio às áreas: "Automóvel e Aeronáutica", "Construção, Arquitetura e Espaços Inteligentes" e "Saúde, Proteção e Bem-estar".

O que fazemos?


A equipa de investigação do CeNTI dedica-se ao estudo e desenvolvimento de novos produtos nas áreas da nanotecnologia e materiais inteligentes, com enfoque na transferência de tecnologia e criação de produtos de valor acrescentado para o mercado. 

Para utilizar os nossos serviços tem que aceitar a nossa política de privacidade.
Política de Privacidade |