@trans("lk.skipToMain")

1D-NEON

Co-Financiado por: CeNTI-Co-Financiado por

O projeto 1D-NEON 1D [Nanofibre Electro-Optic Networks] visa a criação de produtos de valor acrescentado para a indústria têxtil. Este projeto será realizado através do desenvolvimento de fibras inteligentes simultaneamente com a integração de uma plataforma tecnológica que originará o desenvolvimento de novos produtos a serem produzidos na Europa, possibilitanto assim aplicações em sensorização, iluminação, energia e eletrónica.

Site: https://www.1d-neon.eu/

 

O projeto tem como
objetivos principais:

O objetivo global do projeto 1D-NEON foca-se na criação de uma plataforma modular para o desenvolvimento de produtos [fibras], a nível industrial, para aplicação nos mais diversos setores de mercado. Para tal, serão incorporados nanomateriais em cinco componentes básicos de fibras, simultaneamente com os processos de produção para a integração em produtos inteligentes que resultarão em três aplicações piloto com elevado grau de inovação.

A abordagem do projeto 1D-NEON irá responder às aplicações multi-setoriais, quer ao nível do design assim como da produção, ou seja, desempenho técnico e custo/benefício, focando o desenvolvimento sustentável de novos dispositivos e sistemas de alto valor acrescentado e elevado desempenho que poderão ser integrados com segurança nos objetos do dia-a-dia visando uma melhoria contínua na qualidade de vida.

CeNTI-O projeto tem como objetivos principais:

Duração do Projeto: Abril de 2016 a Março de 2020

Custo elegível: 9.106.235,38 €

Apoio da União Europeia: 7.995.647,01 €

Região de Intervenção: Europa

Resultados


Atualmente o projeto 1D-NEON está em fase de investigação e desenvolvimento. No entanto, já existem alguns resultados bastante satisfatórios, tais como:

• Antena e capacitor sintonizados em tecido condutivo

• Cortina brilhante inteligente alimentada por Rf

• Matriz ativa condutora em têxteis

Conteúdos Relacionados

Para utilizar os nossos serviços tem que aceitar a nossa política de privacidade.
Política de Privacidade |