@trans("lk.skipToMain")

Sensing Robotics for Smarter Biotechnology

Co-Financiado por: -Co-Financiado por

O objetivo deste projeto consiste no desenvolvimento de um sistema inovador para controlo de processos biotecnológicos de purificação celular baseado em componentes eletrónicos inteligentes. O mesmo irá consistir num dispositivo robotizado multifuncional equipado com sensores para posterior atuação numa larga escala de processos biotecnológicos.

A tecnologia de sensorização inovadora consistirá no desenvolvimento de microplacas com 96 poços utilizadas para o desenvolvimento de anticorpos. Estas placas irão conter sensores impressos diretamente integrados na sua estrutura que promoverão a monitorização contínua de propriedades físicas e químicas (condutividade, pH, nível) e enviarão a informação recolhida para o dispositivo robótico. Deste modo, o processo de purificação tornar-se-á tecnologicamente holístico através dos controlos de processos, técnicas de cromatografia e processos inovadores de purificação recorrendo a eletrónica inteligente. O sistema de sensorização robotizado será, deste modo, tecnologicamente mais evoluído, executando e controlando os processos biotecnológicos com maior precisão.

O sistema inovador SR4SB conseguirá monitorizar processos de troca de catiões, aniões, interação hidrofóbica e técnicas diferenciadas de cromatografia. Este sistema será inicialmente direcionado para anticorpos monoclonais, no entanto, existe potencialidade para estender esta tecnologia a grupos mais alargados de linhagens celulares e proteicas, gerando um enorme impacto na indústria biotecnológica mundial.

 

O projeto tem como
objetivos principais:

1. Desenvolver um dispositivo robótico multifuncional equipado com sensores para atuar numa ampla gama de processos biotecnológicos para um desempenho mais preciso, bem como a observação e controlo do processo biotecnológico, nomeadamente: controlos em processo, técnicas de cromatografia e processos de purificação

2. Direcionar o sistema holístico de eletrónica inteligente para a produção biotecnológica de anticorpos monoclonais dentro do projeto SR4SR e garantir que os resultados possam ser alargados a grupos mais amplos de linhagens celulares e proteicas, gerando um enorme impacto na industria biotecnológica mundial.

-O projeto tem como objetivos principais:

Duração do Projeto: Outubro de 2018 a Outubro de 2021 (36 meses)

Custo Elegível Europeu: 3.36 M €

Apoio financeiro FEDER: 494.008,63 €

Medida: SI I&DT Empresarial – Copromoção

Região de Intervenção: Portugal (Norte, Centro), Turquia

Programa:

Resultados


  1. Os sensores de condutividade iónica encontram-se em fase de testes e validação laboratorial. Apresentam uma resolução de 0,1 mS.
  2. Os sensores de pH encontram-se em fase de desenvolvimento e otimização dos parâmetros de sensibilidade desejados.
  3. Encontram-se a ser estudadas duas aboradagens para os sensores de nível: matrizes e colunas para implementação em placas de 24 e 96 poços.

Promotor e Co-promotores

Para utilizar os nossos serviços tem que aceitar a nossa política de privacidade.
Política de Privacidade |