@trans("lk.skipToMain")

EcoBioInks4SmartTextiles

Co-Financiado por: -Co-Financiado por

O projeto EcoBioInks4SmartTextiles pretende desenvolver bio-tintas eco-sustentáveis com propriedades fluorescentes reversíveis e fotocontroláveis para uso no fabrico de têxteis inovadores com novas propriedades inteligentes / técnicas.

Tirando partido das propriedades óticas de proteínas fluorescentes reversivelmente comutáveis (RSFPs), pretende-se que as bio-tintas produzidas dotem os têxteis onde são aplicadas das suas propriedades fluorescentes controláveis.

Este projeto irá utilizar bio e nanotecnologias no desenvolvimento destas tintas e explorará a sua aplicação em têxteis através de metodologias convencionalmente utilizadas na produção de têxteis assim como através de processos avançados de funcionalização têxtil.

 

 

 

 

O projeto tem como
objetivos principais:

  1. A otimização da produção e purificação eco-sustentável de RSFPs;
  2. Seguida da sua incorporação em matrizes biocompatíveis para obtenção de tintas compatíveis com processamento têxtil;
  3. O fabrico de têxteis inovadores através da aplicação de tintas de RSFPs via processos convencionais e avançados de funcionalização têxtil.
-O projeto tem como objetivos principais:

Número de projeto: POCI-01-0145-FEDER-030298

Medida: Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (IC&DT)

Região de Intervenção: Norte

Duração do Projeto: julho de 2018 a junho de 2021

Custo elegível: 236.211,75 €

Apoio Financeiro da União Europeia:  200.779,99 € 


 

Resultados


Os resultados expectáveis deste projeto são o desenvolvimento de tintas e protótipos têxteis com propriedades óticas únicas e facilmente controláveis. Estes materiais altamente inovadores serão relevantes para a indústria têxtil, entre outras indústrias criativas, e irá potenciar o crescimento da biotecnologia e especialização inteligente destes sectores.

Os promotores do projeto EcoBioInks4SmartTextiles tem alcançado desenvolvimentos promissores na produção e purificação de RSFPs e na sua imobilização em matrizes biocompatíveis. Testes de caraterização das soluções obtidas estão em curso, bem como a otimização das condições experimentais apoiando o scale up dos processos de produção.

Promotores

Para utilizar os nossos serviços tem que aceitar a nossa política de privacidade.
Política de Privacidade |