@trans("lk.skipToMain")

EcoBioInks4SmartTextiles

Co-Financiado por: CeNTI-Co-Financiado por

O projeto EcoBioInks4SmartTextiles pretende desenvolver bio-tintas fluorescentes eco-sustentáveis e fotocomutáveis com base nas proteínas fluorescentes reversivelmente comutáveis (RSFPs), tirando partido das propriedades óticas destas proteínas, visando a sua aplicação no fabrico de têxteis inovadores com propriedades de fotocomutação fotocontrolável.

Este projeto irá utilizar bio e nanotecnologias para o desenvolvimento destas tintas assim como explorar a sua incorporação em têxteis através de metodologias convencionalmente utilizadas na produção de têxteis assim como através de processos avançados de funcionalização de têxteis.

O projeto tem como
objetivos principais:

O projeto EcoBioInks4SmartTextiles tirará partido das propriedades óticas das RSFPs para desenvolver bio-tintas fluorescentes eco-sustentáveis e fotocomutáveis com base nestas proteínas, visando a sua aplicação no fabrico de têxteis inovadores com propriedades de fotocomutação fotocontrolável.

Com o objetivo de obter tais tintas e têxteis, este projeto está organizado em tarefas interligadas que prevêem:

1. clonagem de diferentes fusões de RSFPs e a otimização da sua produção recombinante em Escherichia coli;

2. avaliação de diferentes estratégias de purificação para determinar a mais eficiente para cada aplicação subsequente;

3. produção e purificação em massa de RSFPs, seguida de encapsulamento em diferentes tipos de nanopartículas para obter tintas compatíveis com processos têxteis;

4. fabrico de têxteis fotocomutáveis através da incorporação de tintas de RSFPs encapsuladas via processos convencionais e avançados de funcionalização de têxteis.

CeNTI-O projeto tem como objetivos principais:

Duração do Projeto: Julho de 2018 a Julho de 2021

Custo elegível: 236.211,75 €

Apoio da União Europeia: 200779,99 € (FEDER)

Região de Intervenção: Norte
 

Resultados


Os resultados expectáveis deste projeto são: tintas à base de bio inovadores com propriedades fotocontroláveis e fotocomutáveis e um protótipo de têxteis inovadores com propriedades fluorescentes fotocomutáveis controlável. Os resultados esperados deste projeto será relevantes para a biotecnologia, têxtil e indústrias criativas e irá potenciar a especialização inteligente destes sectores.

Promotores

Para utilizar os nossos serviços tem que aceitar a nossa política de privacidade.
Política de Privacidade |