CeNTI -

Saúde & Bem-estar

Skhincaps

Skhincaps

Skin Healthcare by Innovative NanoCapsules

O projeto Europeu SKHINCAPS, coordenado pelo CeNTI, visou o desenvolvimento de nanocápsulas seguras e personalizadas para a libertação de produtos funcionais em aplicações de cuidados da pele, com maior eficiência e melhor relação custo-benefício, através de uma tecnologia inovadora e sustentável. Assim, o projeto assentou numa inovação pioneira de produtos atualmente existentes no Mercado.

Ao utilizar esta tecnologia segura, sustentável e facilmente escalável, diferentes princípios ativos foram nanoencapsulados: materiais de mudança de fase, um cocktail de vitaminas e antioxidantes e óleos essenciais naturais. As nanocápsulas concebidas possuem três mecanismos de libertação diferentes, de modo a aumentar a eficácia dos princípios ativos. Como provas de conceito, foram desenvolvidos diferentes têxteis e cosméticos, com estas nanocápsulas seguras e personalizadas para aplicações de cuidado da pele, entre eles:

  • Têxteis de primeira camada com nanocápsulas sem libertação do princípio ativo – materiais de mudança de fase –, para melhorar a gestão térmica e o conforto térmico da pele;

  • Cremes e séruns com nanocápsulas que contêm um cocktail de vitaminas e antioxidantes, cuja libertação é desencadeada por fatores externos como o pH da pele, para melhorar o efeito antienvelhecimento dos consumidores finais;

  • Loções e têxteis com nanocápsulas carregadas com óleos essenciais, cuja libertação dirigida permite a prevenção ou a mitigação de infeções bacterianas na pele do utilizador final.

Todos os demonstradores desenvolvidos foram testados de forma a avaliar se a sua segurança e desempenho cumprem os requisitos dos regulamentos em vigor. O projeto SKHINCAPS abrangiu PMEs de diferentes fases da cadeia de fornecimento e, como tal, foi possível promover uma forte colaboração entre fornecedores de materiais, produtores e utilizadores finais.

Website: Skhincaps

Skhincaps

Objetivos Principais/Atividades

  • Desenvolvimento de nanocápsulas inovadoras, sustentáveis, seguras, com boa relação custo-benefício e altamente estáveis, com diferentes ingredientes naturais ativos e encapsulados, utilizando uma inovadora tecnologia de nanoencapsulamento in-situ;

  • Uso das novas nanocápsulas responsivas a estímulos para três diferentes aplicações de cuidados de saúde da pele (têxteis e cosméticos):

    • Conforto térmico;

    • Anti-envelhecimento;

    • Controlo antimicrobiano natural.

  • Validação, em cenários relevantes, das nanocápsulas desenvolvidas (segurança e impacto ambiental [LCA]), tendo em conta as normas em vigor e possíveis lacunas existentes na legislação vigente.

Resultados

Diferentes demonstradores para aplicações de cuidado da pele foram desenvolvidos com as nanocápsulas seguras e personalizadas produzidas no âmbito do projeto SKHINCAPS:

  • Têxteis de primeira camada com nanocápsulas sem libertação do princípio ativo (materiais de mudança de fase), para melhorar a gestão térmica e o conforto da pele;

  • Cremes com nanocápsulas que contêm um cocktail de vitaminas e antioxidantes, cuja libertação é desencadeada por fatores externos, para melhorar o efeito antienvelhecimento na pele dos consumidores finais;

  • Loções e têxteis com nanocápsulas carregadas com óleos essenciais, cuja libertação dirigida permitirá prevenir ou mitigar infeções bacterianas na pele do utilizador final.

Os demonstradores foram testados em voluntários, de forma a avaliar a sua segurança e desempenho. Os produtos desenvolvidos no âmbito deste projeto apresentam uma elevada eficácia ao nível do custo-benefício e, para além do facto de serem de base natural, apresentam também uma forte capacidade de produção industrial.

Número do Projeto

685909

Medida

RIA – Ações de Investigação e Inovação

Duração do projeto

outubro de 2015 a setembro de 2019

Região de intervenção

Europa

Apoio financeiro UE

3.265.920,75 €

Custo elegível

3.265.920,75 €

Com o apoio de:

Promotores

CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes
VTT
Universitat Politècniica de Catalunya BarcelonaTech
Leibnz-Institut für Verbundwerkstoffe
Bionanoplus
Devan Chemicals
Telic Group
Proactive