CeNTI -

Saúde & Bem-estar

SENSEBREATH

SENSEBREATH

Máscaras para monitorização do ritmo respiratório

A mitigação do impacto da COVID-19 na economia passa pelo regresso dos profissionais aos seus trabalhos. A dificuldade de controlar a propagação da doença, torna premente desenvolver métodos que avaliem a saúde dos trabalhadores. É neste contexto que o projeto SenseBreath pretende ser uma mais-valia, através do desenvolvimento de um sensor descartável e integrável em máscaras, para monitorização do ritmo respiratório dos utilizadores. A informação recolhida pelo sensor, será enviada para uma aplicação móvel ou página web. Por sua vez, através da análise desta informação, prevê-se a identificação de desvios nos padrões respiratórios dos utilizadores, permitindo atuar mais rapidamente em caso de contaminação.

SENSEBREATH

Objetivos Principais/Atividades

Os principais objetivos do projeto SenseBreath centram-se no desenvolvimento de sensores descartáveis que, quando conectados a um microcontrolador, fazem a recolha dos dados respiratórios do utilizador. Por sua vez, estes dados serão enviados para uma plataforma móvel, podendo ser posteriormente interpretados.
 

Resultados

Através dos desenvolvimentos do projeto SenseBreath prevê-se a obtenção de uma máscara capaz de monitorizar o ritmo respiratório do utilizador, devido à integração com sensores descartáveis, capazes de realizar a recolha dos dados respiratórios, visíveis posteriormente através de uma aplicação móvel.
 

Número do Projeto

RESEARCH4COVID19 nº 618

Medida

APOIO ESPECIAL RESEARCH4COVID19

Duração do projeto

julho 2020 a dezembro de 2020

Região de intervenção

Portugal

Custo elegível

40 000 €

Apoio financeiro

40 000 €

Com o apoio de:

Promotores

CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes
Oldtrading
2CA-Braga