CeNTI -

Saúde & Bem-estar

Masks4Safety

Masks4Safety

Masks to Breathe Safely

Uma das medidas mais eficazes para minimizar a disseminação da COVID-19 é a utilização de máscaras de forma generalizada. Contudo, uma das principais dificuldades que os utilizadores encontram é a falta de conforto e a incerteza acerca da eficácia de proteção que a máscara providencia.

A forma mais imediata de garantir a eficácia das máscaras é a sua substituição regular. Este método levanta questões relacionadas com a disponibilidade dos meios de proteção e a geração de resíduos não recicláveis. É, por isso, pertinente desenvolver métodos que, de forma indireta, permitam estimar o tempo de vida útil das máscaras, dando a indicação ao utilizador que será necessário realizar a sua substituição, de forma a manter um nível de proteção seguro.

O projeto Masks4Safety visa o desenvolvimento de máscaras com ergonomia otimizada e com sensores de temperatura e humidade integrados na sua estrutura, gerando alertas sempre que se identifique que o tempo de vida útil foi ultrapassado.. A medição destes parâmetros permitirá avaliar o estado da máscara, isto é, se esta mantém uma proteção eficaz. Será também realizado um estudo de otimização do design das máscaras, para melhorar a sua ergonomia com o objetivo de as tornar mais confortáveis, providenciando maior conforto ao utilizador.

Masks4Safety

Objetivos Principais/Atividades

  • Otimização da ergonomia da máscara, contribuindo para um maior conforto durante a utilização prolongada;

  • Integração de sensores de temperatura e humidade na sua estrutura, para avaliação da eficácia da proteção e, consequentemente, do tempo de vida útil.

Resultados

Do projeto Masks4Safety resultarão máscaras com conforto acrescido e com sistemas de sensorização, simples e de reduzidas dimensões, que permitam monitorizar a eficácia da proteção, ao longo do tempo e em função das condições de utilização.
 

Número do Projeto

POCI-01-02B7-FEDER-069468

Medida

SI I&DT Empresarial – Copromoção

Duração do projeto

setembro de 2020 a março de 2021

Região de intervenção

Centro e Norte de Portugal

Data de aprovação

21 de julho de 2020

Custo total elegível

207 023,96 €

Apoio financeiro UE

FEDER – 165 619,16 €

Com o apoio de:

Promotores

Neutroplast
Valmet
CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes
2CA-Braga