CeNTI -

Etiqueta inteligente para mercadorias

O fator inovação

É uma solução tecnológica que pretende otimizar o controlo e a gestão logística de mercadorias durante o seu transporte. Chama-se TAG-RFID e é uma etiqueta que vai monitorizar, em tempo real, a localização e o estado de mercadorias e equipamentos, garantindo que mantém a qualidade quando estão em movimento.

Os dados obtidos através da etiqueta, que terá ainda capacidade de armazenamento de energia, serão transmitidos para uma App que permitirá analisar toda a informação associada ao produto. A inovação é do CeNTI e da Viatel, empresa portuguesa líder no setor da Engenharia de Redes de Telecomunicações.

 

Etiqueta inteligente para mercadorias

Objetivos Principais/Atividades

Resultados

 

Esta etiqueta inteligente diferencia-se das soluções existentes no mercado devido a vários fatores. Integra sistemas de sensorização que permitem monitorizar, na mercadoria, parâmetros como a temperatura e humidade.

 

Trata-se, também, de uma etiqueta ativa que tem incorporados novos sistemas de armazenamento de energia compatíveis com a alimentação sem fios. 

 

Apesar da etiqueta ter surgido após carências verificadas pela Viatel no respetivo processo logístico e de a empresa estar diretamente envolvida na sua criação e utilização, é objetivo do consórcio alargar esta tecnologia a outras empresas na área da Logística.