CeNTI -

VINCI 7D: tecnologia de impressão 3D ao serviço da indústria Automóvel

Projetos

Como obter componentes para a indústria Automóvel ainda mais inovadores e arrojados ao nível do design sem comprometer a eficiência do seu processo de produção? O VINCI 7D surgiu para responder a este desafio. O Projeto desenvolveu uma solução de impressão robotizada de circuitos funcionais em peças 3D. 

O Projeto desenvolveu um sistema que integra um braço robótico com uma cabeça de impressão multi-tintas (decorativas e funcionais) conjugado com um protocolo de comunicação entre os dois e tecnologias de mapeamento 3D. Este possibilita imprimir diferentes sensores e sistemas de iluminação em peças 3D, com diferentes dimensões e estruturas. O protótipo integra iluminação eletroluminescente, sensores capacitivos e feedback de vibração para interação com o display, através de toque ou slide, permitindo ao utilizador aceder a diferentes menus e descobrir todas as funcionalidades.

O VINCI 7D pretende, assim, implementar esta tecnologia no setor Automóvel, possibilitando a inovação dos produtos e aumentando a complexidade do design, sem elevar a dificuldade de construção e de fabrico. Por outro lado, estará a promover a competitividade do setor e a apoiar a eficiência dos processos, reduzindo o número de procedimentos e o tempo despendido e garantindo benefícios económicos para a indústria.

Saiba tudo sobre o Projeto, com a assinatura do CeNTI, do INL - International Iberian Nanotechnology Laboratory, da Universidade do Minho e da empresa Rui Azevedo, AQUI.

O VINCI 7D foi cofinanciado pelo PORTUGAL 2020, no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte (NORTE 2020) e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).