CeNTI -

Vila Nova de Gaia acolhe evento sobre impacto dos Materiais Avançados na Indústria

Eventos

A importância dos Materiais Avançados e o seu impacto na Indústria, a Sustentabilidade, o desafio da Descarbonização, a Mobilidade e a Transição Digital das empresas foram alguns dos tópicos abordados no evento que encerrou o Projeto Green4Industry. A iniciativa reuniu diversos especialistas numa tarde de conhecimento e partilha de ideias e experiências.

A sessão decorreu no dia 27 de junho, no The Baron's Hall & Gallery, em Vila Nova de Gaia, sobre o tema “Sustent(H)abilidade e Materiais Avançados: qual o caminho?”. É de realçar a presença de João Pedro Matos Fernandes, antigo Ministro do Ambiente e da Transição Energética, Professor Universitário e Consultor nas áreas da Sustentabilidade e do Clima, que abordou o tópico "Os materiais e as alterações climáticas".

No painel do encontro, denominado "Conversas Green for Industry", foi debatido o impacto dos Materiais Avançados na Sustentabilidade e Digitalização Inteligente da Indústria. A conversa contou com representantes de empresas de referência, nomeadamente João Gomes, da dst group, Nelson Ferreira, da Bosch Home Comfort, Luís Matos, da Rangel, e João Borga, do COMPETE 2020, com moderação de António Braz Costa, Administrador Executivo do CeNTI.

No evento, foi, também, entregue o Prémio CeNTI Inovação, lançado no âmbito do Green4Industry, à solução inovadora e sustentável “Solar Wash Protect”. O produto foi desenvolvido pela empresa ChemiTek e tem como propósito a limpeza e proteção anti estática de painéis solares fotovoltaicos e térmicos. 

O CeNTI, como promotor do Green4Industry, apresentou, ainda, os principais objetivos e os resultados alcançados pelo Projeto, bem como as tecnologias abrangidas. No final, os participantes tiveram a oportunidade de ficar a conhecer os demonstradores ilustrativos das áreas de implementação da Energia, Indústria e Transporte, recorrendo à área de Investigação & Inovação.

O Projeto Green4Industry é cofinanciado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Veja a vídeo-reportagem do evento AQUI