CeNTI -

Profissionais analisam impacto dos Materiais Reciclados no Têxtil

Eventos

"Novos Materiais Reciclados, Funcionais e Inteligentes para o Sector Têxtil" foi o tema de um seminário que juntou, no CITEVE - Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário, em Vila Nova de Famalicão, investigadores e profissionais da indústria têxtil. Promovido pela Sociedade Portuguesa de Materiais (SPM), o evento foi organizado pelo CeNTI e o CITEVE.  

Depois da sessão de abertura, conduzida por Braz Costa, CEO do CeNTI e CITEVE, e Sandra Carvalho, da SPM, decorreu uma sessão tecnológica focada nos Materiais, onde foram abordados tópicos diversos: os materiais da Indústria Têxtil e Vestuário (ITV) em 2030, nanomateriais aplicados à ITV, materiais de elevado desempenho, materiais inteligentes e a sustentabilidade nos materiais têxteis. Os assuntos foram apresentados por investigadores dos dois centros tecnológicos. 

Seguiu-se uma sessão industrial, centrada nas Aplicações dos novos materiais na ITV, em que estiveram presentes vários profissionais e representantes de empresas, nomeadamente da TINTEX Textiles, Pafil, ERT, Grupo Valérius e CORK-A-TEX YARN.

A manhã temática terminou com uma mesa-redonda, que contou com a participação de representantes de diversas entidades: SPM / Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL), Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), HeiQ Iberia, e Grupo Simoldes

O dia terminou com visitas aos centros tecnológicos CeNTI e CITEVE que permitiram dar a conhecer laboratórios e Projetos de relevância em curso.

Que novos materiais reciclados e inteligentes podem ser aplicados na Indústria Têxtil e Vestuário? Qual o impacto dos materiais funcionais neste setor? Como podem torná-lo mais sustentável? Foram algumas das questões discutidas e analisadas pelos diversos intervenientes, profissionais ligados ao desenvolvimento, produção, caracterização e aplicação dos Materiais. 

Esta iniciativa foi promovida pela Sociedade Portuguesa de Materiais e integra o "Ciclo de Seminários Temáticos na área de Materiais", iniciado por esta entidade em 2016. Tem como principal objetivo dar uma visão global do que se faz em Portugal nas universidades, centros e laboratórios de investigação e empresas.