CeNTI -

NEO4Future: filamentos têxteis que contêm óleos essenciais

Projetos

E se, quando utiliza artigos têxteis, fosse possível usufruir das propriedades terapêuticas dos óleos essenciais? Foi com este propósito que nasceu o NEO4Future. O Projeto inovador permitiu a criação de filamentos contendo nanocápsulas com estes compostos ativos, para posterior integração em estruturas têxteis, concebidas a pensar no bem-estar do seu utilizador.

A integridade das qualidades intrínsecas dos óleos essenciais, tais como a antimicrobiana, antioxidante e antiodor, foi assegurada. A ideia é que as substâncias sejam libertadas de forma controlada e faseada no tempo, mantendo-se funcionais pelo maior período de utilização possível.

A introdução dos óleos essenciais nos filamentos têxteis foi efetuada por processos de extrusão, após a sua devida encapsulação ou fixação em estruturas (nano)porosas. Uma aplicação possível desta tecnologia é, por exemplo, uma peça de vestuário com propriedades antioxidante e anticelulítica.

Curioso? Descubra mais sobre a investigação, incluindo o disruptivo processo de produção e todas as potencialidades da inovação, no mais recente vídeo do Projeto AQUI.

O NEO4Future foi desenvolvido por um consórcio multidisciplinar, composto pelo CeNTI e Universidade da Beira Interior - UBI e pelas empresas Fitexar, Blossom Essence e Smart Inovation, contando, ainda, com a parceria internacional da Rosiro Group BV.

O Projeto foi cofinanciado pelo PORTUGAL 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).