CeNTI -

Green4Industry: tecnologias inovadoras para os setores da Energia, Indústria e Transporte

Projetos

O Projeto Green4Industry, promovido pelo CeNTI, visa promover e potenciar a transferência de conhecimento científico e tecnológico para o tecido empresarial, no âmbito da Nanotecnologia, Materiais Avançados e Sistemas Inteligentes. Neste sentido, desenvolveu um conjunto de demonstradores, direcionados para as áreas da Energia, Indústria e Transporte, por meio de tecnologias disruptivas. 

O demonstrador da Energia envolve a integração seamless de painéis fotovoltaicos numa estrutura semitransparente de construção modular, permitindo criar composições arquitetónicas não disruptivas. Incorpora, ainda, um pigmento luminóforo na base polimérica, melhorando a performance dos painéis e um revestimento funcional anti poeira e hidrófugo, diminuindo a necessidade de manutenção e melhorando a captação de luz pelos painéis.

Por sua vez, o demonstrador da Indústria representa as vantagens da utilização de sensores impressos e etiquetas NFC no processo de logística das empresas. Os sensores  de temperatura e impacto/colisão integrados permitem às empresas e aos seus clientes ter a garantia que os produtos são transportados ou armazenados nas melhores condições, enquanto as tags NFC garantem um melhor acompanhamento e localização dos artigos.

Já para a área do Transporte, o demonstrador pretende exemplificar materiais com menor impacto ambiental, mais competitivos e alternativos aos tradicionalmente utilizados. Baseia-se no desenvolvimento de materiais compósitos de origem biológica, cuja superfície pode ser funcionalizada através da aplicação de diferentes revestimentos funcionais. Integra, ainda, sensores capacitivos impressos e um display alfanumérico eletroluminescente.

A versatilidade de aplicações destas tecnologias pode ser potencializada, tendo em conta as funcionalidades aplicadas. A ideia do Green4Industry é que a Indústria desenvolva e integre, em processos e produtos tradicionais, soluções tecnológicas inovadoras sustentáveis, gerando produtos de valor acrescentado que potenciem a sua diferenciação e competitividade à escala global, contribuindo, em simultâneo, para o bem-estar da sociedade.

O Projeto Green4Industry é cofinanciado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).