CeNTI -

GIATEX: gestão inteligente da água no Têxtil

Projetos

Há um Projeto inovador, à escala nacional, que pretende tornar a Indústria Têxtil e Vestuário mais sustentável, eficiente e amiga do ambiente. O CeNTI é uma das 27 entidades promotoras. 

A agenda GIATEX surgiu para responder aos desafios relacionados com o consumo excessivo de água, um grave problema para as empresas de enobrecimento têxtil (conjunto de operações a que um material é submetido após o seu fabrico para acrescentar valor, como o tingimento ou a estamparia). 

Nesse sentido, o consórcio está a desenvolver sistemas avançados para a redução do consumo deste recurso, enquanto procura tecnologias de produção menos intensivas. Estão, ainda, a ser pensados modelos de tratamento das águas residuais resultantes destes processos e uma nova ferramenta informática de apoio à decisão sobre o destino final a dar à água.

Ao CeNTI compete o desenvolvimento de soluções de sensorização inovadoras para monitorização, em tempo real, de diferentes parâmetros de qualidade da água ao longo do processo de enobrecimento têxtil. Adicionalmente, participará também na integração das soluções inovadoras em unidades piloto nas empresas têxteis. 

O Projeto é apoiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.

#ConstruiroFuturo
#RecuperarPortugal
https://recuperarportugal.gov.pt