CeNTI -

Equipa do CeNTI participa em Workshop sobre Pesquisa de Patentes

Eventos

Os investigadores do CeNTI marcaram presença num Workshop, realizado em parceria com a Patentree, empresa de consultadoria especializada em propriedade intelectual, sobre o tema "Propriedade Intelectual - Fundamentos de Pesquisa de Patentes". O evento decorreu no dia 24 de janeiro, no auditório do CITEVE - Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário, em Vila Nova de Famalicão.

Promovida no âmbito do Projeto Green4Industry, a sessão de trabalho teve como objetivo partilhar conhecimento e apoiar o diagnóstico e estabelecimento das melhores práticas relacionadas com a pesquisa de patentes.

As duas entidades estão, entretanto, a organizar um segundo evento alusivo à mesma temática e que será divulgado brevemente.  

A Propriedade Intelectual é um fator de extrema importância nas atividades de Investigação e Desenvolvimento e Inovação (I&D+I). A proteção dos direitos referentes às tecnologias disruptivas concebidas, que podem resultar em produtos, processos ou serviços, é um elemento-chave para a evolução científica e, também, para a criação de valor económico.

Sobre o Green4Industry

Em linha com o Pacto Ecológico Europeu, o Green4Industry - Boosting Technology Transfer for a Sustainable Industry pretende potenciar o desenvolvimento de soluções disruptivas e de valor acrescentado, envolvendo a Nanotecnologia, os Materiais Avançados e os Sistemas Inteligentes, com aplicação nas áreas da Energia, Transportes e Indústria. Nesse sentido, visa promover a transferência de conhecimento científico e tecnológico para o ecossistema empresarial através de ações de demonstração, disseminação e valorização dos resultados de I&D, estimulando a procura por soluções tecnológicas que possam posicionar as indústrias nacionais nos mercados mais competitivos. 

O Projeto é cofinanciado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Saiba mais sobre este Projeto AQUI.