CeNTI -

Empresa portuguesa ChemiTek vence Prémio CeNTI Inovação

Inovação

Foi com o “Solar Wash Protect”, uma solução inovadora e sustentável, que a ChemiTek venceu o Prémio CeNTI Inovação, lançado no âmbito do Projeto Green4Industry. A tecnologia visa a limpeza e proteção anti estática de painéis solares fotovoltaicos e térmicos.

O prémio não pecuniário, no valor de 2500€, foi entregue no evento final do Green4Industry, que decorreu no dia 27 de junho, no The Baron's Hall & Gallery, em Vila Nova de Gaia. A iniciativa pretendeu reconhecer, promover e divulgar atividades de Inovação, dinamizadas pelo tecido empresarial português, nos domínios da Sustentabilidade e Digitalização Inteligente para os setores da Energia, Transporte e Indústria.

O “Solar Wash Protect” é uma solução concentrada, biodegradável e inovadora, concebida para a limpeza de painéis solares, minimizando os custos e tempo de manutenção. Utiliza tecnologia líquida avançada para quebrar e dissolver uma vasta gama de sujidade orgânica, como poeiras, excrementos de aves, pólen e outros contaminantes que se acumulam na superfície ao longo do tempo.

A fórmula única e disruptiva confere, também, uma proteção anti estática que ajuda a prevenir a acumulação futura de sujidade. Além de facilitar a limpeza, reduz o consumo de água em até 50%, prolonga o tempo de vida útil dos painéis e, por ser segura e não tóxica, não os danifica.

Segundo César Martins, CEO da ChemiTek, a empresa já impediu a libertação de 9400 toneladas de CO2 e poupou 3 milhões de litros de água, apenas com este produto. 

Sediada em Esposende, a entidade dedica-se ao desenvolvimento de produtos altamente eficientes e amigos do ambiente. As tecnologias criadas têm uma base ecológica, desde a seleção de matérias-primas biodegradáveis à utilização de energia solar para alimentar a fábrica e embalagens 100% recicláveis.