CeNTI -

Como promover maior eficiência na gestão da água pública?

Projetos

 Como promover maior eficiência na gestão da água pública?
Desenvolvido por investigadores portugueses, o Projeto Water Data Solutions (WDS) nasceu para responder a um duplo desafio: ajudar as entidades gestoras de água a serem mais eficientes e sensibilizar o consumidor final para o uso responsável deste recurso. 

Por isso, além de terem criado uma ferramenta de gestão e monitorização dos sistemas de abastecimento de água, os investigadores criaram um conjunto de sensores que permitem avaliar a qualidade da água e detetar eventuais fugas. 

Para o utilizador final, foi ainda criada uma aplicação móvel que possibilita não só o acompanhamento diário dos consumos, mas também um maior conhecimento sobre o uso da água através de metodologias de gamificação. 

O Projeto, que pretende "contribuir para a sustentabilidade e resiliência dos sistemas de distribuição de água", foi promovido pelo CeNTI, a Wada Solutions, empresa especializada no setor da água, e a Universidade de Aveiro. O CeNTI ficou responsável pelos desenvolvimentos ligados à sensorização, hardware e sistemas de comunicação, bem como prototipagem associada. 

Quer saber mais sobre esta inovação com know-how português?
Veja o vídeo e informe-se aqui. 

O Projeto WDS foi cofinanciado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).