CeNTI -

CeNTI promove inovação portuguesa na Techtextil 2024

Eventos

Tecnologia disruptiva para a Construção vence Prémio Inovação

O Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes estará presente, uma vez mais, na Techtextil, uma das mais importantes feiras internacionais ligadas aos têxteis técnicos, de vestuário e não-tecidos, que se realiza em Frankfurt, na Alemanha, de 23 a 26 de abril.

No espaço From Portugal, localizado no Hall 11.1, o Centro dará a conhecer, em espaços conjuntos com o CITEVE (stand D34A e C37A), diversas soluções tecnológicas disruptivas que contam com o know-how do CeNTI e que pretendem ter um impacto positivo na vida e no futuro da sociedade. É o caso das Agendas GreenAuto, BE.Neutral, HfPT, ILLIANCE, TEXP@CT, PBA, Giatex, AM2R, RN21 e be@t.

Na 20ª edição da Techtextil, estará, também, em evidência o Projeto SRS - Smart Roof Systems, direcionado para o setor da Construção, vencedor do Techtextil Innovation Award, na categoria “New Product”. 

De acordo com a organização do certame, este promete ser o maior evento de sempre e será o ponto de encontro privilegiado para divulgar e disseminar a inovação made in Portugal.

Ao longo de quatro dias, a feira irá reunir milhares de profissionais, investigadores e principais players mundiais de toda a cadeia de valor na área dos têxteis high tech, onde terão a oportunidade de apresentar e discutir as últimas tendências da Indústria.

Poderá consultar todas as informações sobre esta iniciativa AQUI (apenas em Inglês). 

Tecnologia disruptiva para a Construção vence Prémio Inovação

Um sistema avançado de impermeabilização para coberturas, em edifícios, com capacidade de reflectância térmica. Foi esta a solução tecnológica distinguida pela Techtextil no âmbito dos Prémios Inovação, na categoria “Novo Produto”. 

O Prémio, que será apresentado durante o certame, pretende dar visibilidade aos desenvolvimentos de ponta, promovendo o pensamento não convencional e intensificando o diálogo entre investigadores, fabricantes e utilizadores.

Com aplicação em coberturas planas de edifícios, este novo sistema pretende responder a problemáticas de fissuração e durabilidade. É composto por uma membrana polimérica de base aquosa aditivada e reforçada com um substrato têxtil inteligente capaz de, por um lado, monitorizar parâmetros como temperatura, humidade e calor e, por outro, acelerar o processo de cura por aquecimento ativo. O resultado é uma solução diferenciadora com melhor desempenho e mais sustentável face à oferta convencional.

A inovação foi desenvolvida no âmbito do Projeto Smart Roofs Systems por um consórcio multidisciplinar composto por diversas entidades, nomeadamente o CeNTI, CITEVE, Saint-Gobain, Têxteis Penedo e Itecons. Foi cofinanciado pelo PORTUGAL 2020, no âmbito do COMPETE 2020 e FEDER.