CeNTI -

CeNTI participa na promoção de políticas sustentáveis na área dos plásticos

Projetos

Fomentar a transição do setor dos plásticos para uma economia circular é o desafio principal da Agenda Mobilizadora SUSTAINABLE PLASTICS. Este Projeto, ao qual o Centro se associou, visa, através desta mudança, promover a redução das emissões de gases com efeito de estufa, uma maior eficiência de recursos e a criação de emprego. 

A mobilizar o setor privado, as autoridades nacionais, as universidades e os cidadãos, o Projeto visa, entre outros objetivos estratégicos, aumentar a utilização de materiais reciclados e reutilizados nos processos produtivos, introduzir novos produtos e serviços com elevado grau de inovação e aumentar as exportações de bens e serviços com um contributo significativo para a soberania técnica e tecnológica europeia. 

Neste âmbito, o CeNTI está a desenvolver novos compostos 100% livres de plásticos virgem de origem fóssil que incorporam, pelo menos, 30% de cargas orgânicas derivadas de produtos da biorrefinaria de milho e 70% de plásticos reciclados ou polímeros biodegradáveis. Estes materiais serão utilizados na produção de copos e/ou pratos por injeção.

O SUSTAINABLE PLASTICS é apoiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência no âmbito do NextGenerationEU da União Europeia.

#ConstruiroFuturo
#RecuperarPortugal
https://recuperarportugal.gov.pt