CeNTI -

CeNTI na linha da frente da Sustentabilidade e Digitalização Inteligente

Projetos

O CeNTI tem construído um percurso de sucesso focado na inovação e tecnologia avançada e encontra-se na linha da frente na promoção da Sustentabilidade e Digitalização Inteligente. O seu principal objetivo é a criação de soluções diferenciadoras e amigas do ambiente com valor acrescentado para as empresas.

Reconhecido como um Centro de Tecnologia e Inovação (CTI), o instituto de I&DT visa contribuir para a alavancagem do setor empresarial no competitivo panorama internacional. Neste sentido, tem sido um parceiro de referência no desenvolvimento tecnológico, teste, prototipagem e apoio a scale-up de produtos e processos disruptivos, nomeadamente para os mercados Automóvel e Aeronáutica, Construção, Arquitetura e Espaços Inteligentes, Saúde, Proteção e Bem-estar.

São vários os Projetos de Investigação & Desenvolvimento e os pedidos de registo de patentes em que o Centro está atualmente envolvido, evidenciando a postura ativa, dinâmica e focada que tanto o caracterizam. Conceitos tão basilares como a inovação, o conhecimento, a tecnologia, a digitalização e a sustentabilidade têm feito parte da sua atuação. 

Além do Green4Industry, destacam-se outros Projetos que se têm demarcado pelos valores atrás mencionados. São eles: 
- O BIOMAT, o ReInvent e o Bionanopolys, focados no desenvolvimento de nanomateriais funcionais obtidos pela valorização de biomassa;
- O Fiber4Fiber, centrado na produção de fibras têxteis celulósicas rastreáveis à base de eucalipto;
- O be@t, que tem como mote a bioeconomia e ambiciona capacitar a indústria têxtil e do vestuário (ITV);
- O SmartEEs2, que visa acelerar a digitalização das empresas e reforçar a sua competitividade na área da Eletrónica Flexível (Flexible and Wearable Electronics – FWE);
- O STVgoDigital, que pretende digitalizar toda a cadeia de valor do ITV;
- E o Baterias 2030, que procura responder, de forma integrada e estruturada, aos desafios da descarbonização através de novas tecnologias aplicadas às baterias e a sua transferência para ambiente urbano.

Ciente do papel que tem vindo a assumir junto do tecido empresarial nacional e internacional, o CeNTI visa, no futuro, continuar a desenvolver soluções altamente diferenciadoras, que permitam não só incrementar a Indústria, como também projetar para o mundo, o conhecimento, o know-how e o elevado potencial da ciência e tecnologia nacionais.