CeNTI -

CeNTI integra três novos Projetos europeus

Projetos

Há know-how português na investigação à escala europeia. O CeNTI está a participar no INTEGRANO, PRIMED e ACROSS, três Projetos novos e disruptivos que procuram desenvolver soluções tecnológicas em áreas distintas como nanomateriais, bioeconomia e equipamento militar. As reuniões de arranque decorreram recentemente em Itália, Alemanha e Portugal, respetivamente.

Apesar de abordarem objetivos muito diferentes, todos terão impacto direto no futuro da Europa: 

• O INTEGRANO propõe uma abordagem geral de avaliação baseada em evidências quantitativas a ser aplicada na prática para casos específicos de conceção de Materiais Nano (inorgânicos, orgânicos e de carbono). Este processo está alinhado com as atuais orientações para Produtos Químicos e Materiais Seguros e Sustentáveis pelo Design (SSbD), promovidas pela Comissão Europeia. O desenvolvimento de novas categorias de impacto para avaliação da nano-toxicidade e eco-nano-toxicidade permitirá a aplicação integrada de metodologias de monitorização padronizadas e a troca de dados. O processo de decisão apoiado digitalmente auxiliará cientistas, engenheiros de materiais, designers de produtos com tecnologia nano, políticos e tomadores de decisão a enfrentar o desafio do SSbD, possibilitando uma redução drástica no tempo de pesquisa, desenvolvimento e aprovação, além de minimizar custos e aumentar a transparência dos dados, tornando a adoção industrial de nanotecnologias mais sustentável e viável.
Saiba mais AQUI (apenas em inglês).

• O PRIMED visa maximizar o desenvolvimento da bioeconomia no setor primário (agropecuário, pescas, caça, etc.). Anualmente, os países da União Europeia produzem mais de 900 milhões de toneladas de biomassa residual e 98% deste material acaba em aterros, incineradores ou lixeiras a céu aberto. Existe, por isso, um grande potencial na conversão de biorresíduos em produtos de base biológica, que podem ser utilizados em múltiplas bioaplicações.
O Projeto pretende desbloquear o vasto potencial dos recursos subutilizados de biomassa existentes na Europa e convertê-los, através de processos avançados, em biomateriais de valor acrescentado. Para isso, serão ainda desenvolvidos novos modelos de negócios circulares em Bioeconomia (CBMB). 
Mais informações AQUI (apenas em inglês).  

• O ACROSS irá impulsionar a inovação tecnológica ao nível da camuflagem adaptativa para soldados e veículos. O Projeto centrar-se-á numa combinação de tecnologias inovadoras que utilizam materiais disruptivos em múltiplas gamas espectrais. As técnicas e dispositivos de camuflagem adaptativa serão capazes de se adaptar em diferentes condições ambientais. O objetivo é desenvolver soluções de camuflagem multiespectral e adaptativa para soldados e plataformas, a fim de melhorar o nível de proteção das forças terrestres.
Conheça melhor o Projeto AQUI (apenas em inglês).

Os três Projetos inovadores, aos quais o Centro se associou, são financiados pela Comissão Europeia e prometem revolucionar a atividade empresarial e a economia da Europa.