CeNTI -

CeNTI focado na Digitalização Inteligente e Sustentabilidade

Projetos

Desde a sua criação, o CeNTI tem apostado no desenvolvimento de soluções diferenciadoras focadas na Digitalização Inteligente e Sustentabilidade. Reconhecido como um Centro de Tecnologia e Inovação (CTI), tem sido um parceiro de referência em Projetos disruptivos de elevado valor para as empresas.

A transferência de conhecimento e a tecnologia avançada são dois importantes pilares das atividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) do CeNTI, direcionadas para os mercados Automóvel e Aeronáutica, Construção, Arquitetura e Espaços Inteligentes, Saúde, Proteção e Bem-estar e Energia.

Neste sentido, o CeNTI, em parceria com o tecido empresarial e entidades nacionais e internacionais, está envolvido em vários Projetos, que visam acelerar a transição digital e impulsionar uma indústria mais amiga do ambiente.

Entre estes, destacam-se os seguintes:

- STVgoDigital, um conjunto de iniciativas para potenciar a transição digital de toda a cadeia de valor da Indústria Têxtil e Vestuário (ITV);

- PAC - Portugal Autocluster for the Future, que visa gerar know-how na área da Mobilidade e Economia Verde e promover um novo posicionamento do cluster automóvel nacional no mercado global;

- AUGMANITY - Augmented Humanity, que pretende antecipar o futuro, desenvolvendo novas soluções intuitivas, imersivas e de suporte em ambientes de produção industrial, focadas na Indústria 4.0, nas pessoas e na sua saúde;

- ActiVas, uma aposta na criação de novos ambientes para uma vida sénior ativa, segura e saudável, com maior autonomia e qualidade de vida, combatendo o envelhecimento da população.

O Projeto Green4Industry, focado na promoção da Sustentabilidade e da Digitalização Inteligente, surge em linha com o estabelecido no Pacto Ecológico Europeu, e visa promover a transferência de conhecimento científico e tecnológico para o setor empresarial, através de ações de demonstração, disseminação e valorização de tecnologias inovadoras, assentes em Nanotecnologia, Materiais Avançados e Sistemas Inteligentes, áreas de especialização do Centro.

A intenção é sensibilizar as empresas nacionais da importância e do impacto da Investigação & Inovação e estimular a procura de soluções tecnológicas, com recurso a novos materiais e processos sustentáveis, que possam incentivar o desenvolvimento de novos produtos e processos de valor acrescentado, possibilitando o posicionamento e competitividade das indústrias nacionais no mercado global.