CeNTI -

CeNTI em destaque no programa “Sociedade Civil” da RTP2

Imprensa

O CeNTI esteve em destaque no programa televisivo “Sociedade Civil” da RTP2. Numa emissão dedicada à Nanotecnologia, António Braz Costa, Administrador Executivo, falou do papel e do impacto deste Centro de Tecnologia e Inovação (CTI) na ciência e na indústria.  

Na entrevista, foi ainda referida a origem do CeNTI, que nasceu, em 2006, para responder aos desafios levantados pelos têxteis técnicos e a necessidade de competências na área da Nanotecnologia, inexistentes no setor. O instituto de I&DT é, assim, resultado de um investimento e aposta em tecnologias disruptivas com possível aplicação em diversos mercados.

António Braz Costa mencionou algumas áreas de investigação inovadoras que vieram revolucionar a indústria, por exemplo, a eletrónica impressa, a funcionalização de superfícies, mantendo as características intrínsecas dos materiais, e a produção de fibras multicomponente, integradas com componentes inteligentes, como sensores.

A sustentabilidade e a parceria com as empresas foram, também, temas abordados no programa. Segundo o responsável pelo CeNTI, as preocupações ambientais trouxeram novos desafios, como a redução do consumo de recursos e a recuperação dos materiais em fim de vida, como as baterias, para que possam ser reutilizados.

Ouça o “Sociedade Civil” AQUI.

 

Imagem (créditos): Sociedade Civil, RTP2