CeNTI -

CeNTI e Green4Industry em destaque no Tech 3 da RTP

Imprensa

O Tech 3, um Programa televisivo da RTP dedicado à Inovação Tecnológica e à Ciência, deu a conhecer o CeNTI e o Projeto Green4Industry. Na emissão, vários profissionais explicaram a missão do Centro, bem como o papel chave do Projeto focado na Sustentabilidade e Digitalização Inteligente.

António Braz Costa, Diretor Executivo, falou da atividade e do conhecimento do CeNTI no âmbito de diversas tecnologias emergentes, como a Nanotecnologia. A transferência dessas tecnologias para as empresas, fomentando a criação de novos produtos, soluções e processos tem sido um dos principais objetivos dos investigadores, que procuram contribuir para o reforço da competitividade da Indústria. 

O responsável sublinhou, ainda, que o trabalho do Centro tem sido este, o de "desenvolver tecnologias, desenvolver novos materiais, mais inteligentes, mais funcionais, mas ao mesmo tempo com um olhar muito aguçado relativamente à sustentabilidade desses materiais e também dos processos de transformação".

"O Green4Industry é, no fundo, uma oportunidade do CeNTI conseguir disseminar aquilo que faz dentro de portas junto do tecido empresarial". Foi assim que Bruno Vale, Team Leader do Departamento de Design & Engenharia, descreveu o Projeto, evidenciando as preocupações com a Sustentabilidade.  

Dora Coelho, Diretora do Departamento de Marketing e Comunicação, especificou algumas das ações realizadas para promover o Projeto, tanto na esfera digital como offline, nomeadamente redes sociais, newsletters, feiras internacionais e workshops direcionados para a propriedade intelectual. 

"O Projeto Green4Industry acaba por ser diferente daquilo que fazemos no dia a dia, é muito focado em mostrar a importância, mostrar o papel da inovação, da investigação, o que fazemos e para o que fazemos e de que forma vamos auxiliar a Indústria (que é o nosso foco), mas também a sociedade", explicou a profissional.

Além da referência ao evento final do Projeto, que decorreu, em junho, em Vila Nova de Gaia, Dora Coelho falou, ainda, do Prémio CeNTI Inovação. Promover uma inovação dentro das temáticas do Projeto foi o principal intuito da iniciativa. 

"Quando olhamos para os objetivos que foram traçados no início deste Projeto e para os resultados que já obtivemos, só podíamos estar contentes e até com uma coragem superior para manter esta pedalada de informação, de passagem de informação e de conhecimento para as empresas, para com isto contribuir para duas coisas fundamentais: termos um mundo melhor e empresas mais competitivas", concluiu Braz Costa.

Veja o Programa completo da Tech 3 AQUI
Assista à vídeo reportagem do evento final do Projeto AQUI.

O Projeto Green4Industry foi cofinanciado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).