CeNTI -

Bionanopolys: tecnologias inovadoras acessíveis às PMEs europeias

Projetos

As pequenas e médias empresas (PME) europeias podem, até ao dia 30 de abril de 2023, candidatar-se à “Open Call” do Bionanopolys para desenvolver, testar ou produzir em escala, gratuitamente, as tecnologias desenvolvidas pelo Projeto. Este visa a criação de materiais nano-habilitados de base biológica e bio nanocompósitos poliméricos inovadores e seguros.

As soluções disruptivas têm propriedades melhoradas de elevado interesse para a Indústria e novas aplicações multifuncionais e avançadas para embalagens, têxteis, agricultura, cosméticos, produtos farmacêuticos, alimentos ou impressão 3D. Além disso, o Bionanopolys oferece, ainda, serviços transversais de parametrização de processos e consultoria empresarial para um futuro mais sustentável. 

As tecnologias e serviços serão disponibilizados através de um Open Innovation Test Bed (OITB), um ecossistema de inovação composto por entidades científicas e tecnológicas de ponta, entre as quais, o CeNTI. O Bionanopolys facilita, assim, o acesso a instalações físicas, conhecimento técnico-científico e serviços de gestão, desde a fase de validação em laboratório até à prototipagem industrial.

No sentido de esclarecer as empresas de diferentes setores interessadas sobre o OITB e como se podem inscrever na “Open Call”, o ITENE, coordenador do Projeto, organizou, no dia 17 de fevereiro, o Workshop “Virtual Open Day Bionanopolys Open Call”, que decorreu em formato online. 

Saiba mais sobre o Bionanopolys no website do Projeto ou AQUI
O Bionanopolys é financiado pela União Europeia através do Horizonte 2020.