CeNTI -

ASINA: incentivar a utilização segura da Nanotecnologia na Indústria

Projetos

Incentivar a implementação da Nanotecnologia na Indústria, através da criação de produtos mais seguros para as pessoas, é o principal objetivo do ASINA. O Projeto, denominado Anticipating Safety Issues at the Design Stage of NAno Product Development, pretende colocar a inovação ao serviço das empresas e da sociedade.

Os investigadores de 21 entidades internacionais, entre as quais o CeNTI, visam a validação da metodologia ASINA-SMM (Safe-by-Design Management Methodology). Esta é baseada no desenvolvimento de estratégias de Safe-by-Design (SbD), capazes de aumentar a segurança e simplificar o processo de design de produtos que contêm nanomateriais (NEPs), bem como do seu processo de fabrico. 

Consistente com os existentes sistemas de gestão de negócios, o ASINA-SMM irá combinar e integrar ferramentas e dados de caracterização de nano-segurança, permitindo tomar decisões informadas e aumentar a confiança dos stakeholders. Serão fornecidos às empresas critérios científicos para a avaliação das soluções, por meio de um roadmap, que incluirá diretrizes, ferramentas analíticas e melhores práticas, entre outros itens de padronização.

No âmbito do Projeto, estão a ser consideradas duas cadeias de valor representativas do uso de nanomateriais a nível industrial: revestimentos antimicrobianos, anti-biofilme e despoluentes com nanopartículas; e sistemas cosméticos baseados em nanocápsulas contendo ingredientes ativos para o tratamento e prevenção de problemas de pele.

O ASINA ambiciona, assim, promover práticas consistentes, aplicáveis e cientificamente válidas, considerando todas as dimensões da produção de produtos que contêm nanomateriais, como a funcionalidade, as tecnologias de fabrico, a segurança, a qualidade, a sustentabilidade ambiental, a relação custo-benefício e os requisitos regulatórios. 

Descubra mais sobre o Projeto AQUI ou AQUI

O ASINA é financiado pelo Programa de Investigação e Inovação Horizonte 2020 da União Europeia.