@trans("lk.skipToMain")
CeNTI-CeNTI shows how nanotechnology transforms industry

CeNTI shows how nanotechnology transforms industry

Mostrar como a nanotecnologia está a transformar o tecido empresarial do Norte do país, partilhar exemplos de empresas que desenvolveram ou estão a criar produtos de elevado valor acrescentado e apresentar alguns sistemas de financiamento são os objetivos principais do Dia Aberto que o CeNTI, Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes, vai realizar no próximo dia 15 de fevereiro. No mesmo local juntar-se-ão empresas, investigadores, especialistas e entidades financiadoras para debaterem e analisarem oportunidades de exploração de novas tecnologias, e que caminhos podem ainda ser trilhados no sentido de afirmar o Norte de Portugal como região pioneira na disseminação e endogeneização de nanotecnologias no tecido empresarial.

As oportunidades de financiamento e os casos de sucesso de empresas que, em parceria com o CeNTI aliaram a nanotecnologia aos seus produtos, são alguns dos temas abordados na sessão que acontece durante a manhã, no Auditório do CITEVE, em Vila Nova de Famalicão. É o caso da Têxteis Penedo SA, uma empresa com mais de 40 anos, mas que já está pronta para produzir tecidos, nomeadamente cortinas, com iluminação LED, como resultado de um projeto que desenvolveu em parceria com o CeNTI. Outro exemplo a ser abordado é o da Simoldes Plásticos SA, uma empresa também já a chegar ao 40.º aniversário e que está a utilizar a nanotecnologia em parceira com o Centro de Famalicão para inovar na indústria automóvel.

O evento é promovido pelo CeNTI e pelo INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, no âmbito do Projeto Nanotech@PT que pretende afirmar o Norte de Portugal como região pioneira na utilização da Nanotecnologia. Este projeto junta um alargado conjunto de entidades, empresas, especialistas, investigadores e instituições científicas com o objetivo comum de sensibilizar e apoiar as empresas para investir na nanotecnologia, acrescentar valor, criar produtos inovadores, antecipando o futuro e respondendo aos novos desafios dos consumidores e mercados nacionais e internacionais.

Estudos realizados pela BCC Research concluem que, a nível mundial, a nanotecnologia deverá ultrapassar os 90 mil milhões de dólares em 2021, com um crescimento composto anual de 18,2%. A União Europeia considera a nanotecnologia uma aposta estratégica e definiu que, ao abrigo do programa quadro Horizonte 2020, deverão ser investidos cerca de 6 mil milhões de euros para o desenvolvimento das capacidades industriais nesta área.

To use our services you must accept our Privacy note.
Privacy Note |