@trans("lk.skipToMain")
CeNTI-ReShape IT traz alunos do concelho de Famalicão ao CeNTI

ReShape IT traz alunos do concelho de Famalicão ao CeNTI

Promover, consciencializar e educar as crianças e os profissionais de educação do concelho de Famalicão, de forma lúdica e divertida, para o uso responsável de recursos e a reciclagem de materiais dentro do contexto escolar. Foi este o grande objetivo da visita de estudo do Centro Escolar de Antas, escola do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco ao CeNTI, alinhada com a estratégia europeia para a Economia Circular e o Crescimento Sustentável, no âmbito do projeto ReShape IT.

O objetivo geral do projeto é desenvolver e implementar um novo padrão de valorização de resíduos, tendo como base uma forte ligação entre as indústrias da região e a comunidade. Pretende-se também dar ênfase a uma utilização eficiente de recursos e responsabilizar todos os elementos integrantes da cadeia de consumo, sejam eles indústria, academia e, principalmente, os cidadãos.

Além de aumentar a consciencialização dos cidadãos, promovendo a economia circular, e capacitar os alunos para a reciclagem de embalagens de plástico nas escolas, o projeto ReShape IT tem por base um conjunto de atividades de investigação e desenvolvimento. Tem como meta a materialização e montagem de uma unidade piloto, com o objetivo técnico de obter um filamento ecológico capaz de ser utilizado por tecnologias de fabricação aditiva convencionais (impressoras 3D low cost).

Para utilizar os nossos serviços tem que aceitar a nossa política de privacidade.
Política de Privacidade |