@trans("lk.skipToMain")
CeNTI-Projeto para implementação das KETs na Indústria Nacional

Projeto para implementação das KETs na Indústria Nacional

O desenvolvimento da competitividade e inovação ao nível da tecnologia de ponta, no que concerne ao bem-estar, prosperidade e segurança dos cidadãos é, segundo a Comissão Europeia, essencial. 

Dentro desta filosofia de evolução e progresso tecnológico, e com o intuito de estabelecer condições viáveis para uma economia saudável e igualitária, permitindo a modernização da “base produtiva” da Europa (e o surgir de uma nova revolução industrial), a União Europeia aposta na aplicação das Tecnologias de Largo Espectro (Key Enabling Technologies) como ferramenta chave para desenvolver uma nova gama de produtos, processos e serviços inovadores em todos os setores industriais. Em Portugal, esta missão foi confiada ao CeNTI - Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes, através do projeto bKET.

As KETs são um conjunto de diferentes ideologias de inovação tecnológica, agrupadas em 6 eixos: micro e nano eletrónica, nanotecnologia, biotecnologias industriais, materiais avançados, fotónica, e tecnologias de fabrico avançado. Tudo isto, com o intuito de implementar uma progressiva digitalização e automação das indústrias produtivas, criando novos produtos e serviços sustentáveis, fomentando a criação de emprego e o crescimento económico no espaço europeu, dando resposta aos novos desafios sociais do século XXI.

A grande dificuldade que a C.E. enfrenta neste processo é a inexistência de plataformas que respondam de forma efetiva ao hiato entre o conhecimento e tecnologia desenvolvida e a sua integração na indústria de forma real. E é neste contexto que o projeto bKET se posiciona. Promover a transferência de conhecimento científico e tecnológico na área das tecnologias de largo espetro (KETs) para o setor empresarial nacional, através de ações de demonstração, disseminação e valorização de conhecimento.

Como tal, o objetivo fundamental do bKET é colocar Portugal em destaque no cenário Europeu, promovendo e elevando as indústrias nacionais nos ecossistemas competitivos internacionais. Para isso, o CeNTI pretende desenvolver diversos mecanismos que forneçam às empresas portuguesas ferramentas que sejam incorporadas nos seus modelos de negócio, recorrendo ao trabalho em parceria, demonstrações técnicas de conhecimento, disseminação e valorização de conhecimentos, permitindo que estas entidades introduzam produtos e serviços inovadores nos mercados internacionais, resultantes da transferência tecnológica de soluções que incorporem KETs.

O projeto é financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (Compete2020), no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas, contando com um investimento elegível de 659 mil euros com um incentivo de cerca de 560 mil euros.

 

Mais informações e detalhes sobre o projeto bKET em:  

https://www.centi.pt/projetos/outros/bket-centi-nanotecnologia

Para utilizar os nossos serviços tem que aceitar a nossa política de privacidade.
Política de Privacidade |