@trans("lk.skipToMain")
CeNTI-Museu Bernardino Machado expõe nanotecnologia

Museu Bernardino Machado expõe nanotecnologia

Apresentar ideias e produtos inovadores, dar a conhecer novas aplicações práticas da nanotecnologia e o seu impacto na indústria do Norte de Portugal, são os objetivos da exposição que o CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes - leva a cabo entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro, no Museu Bernardino Machado, em Famalicão.

Esta iniciativa única pretende distinguir a importância da nanotecnologia para a indústria do Norte de Portugal, criar familiaridade com o trabalho realizado pelos investigadores do CeNTI e mostrar alguns dos principais resultados de diferentes projetos de investigação. É o caso de um fio de pesca que usa nanotecnologia para ser mais amigo do ambiente, cortinas que incorporam LEDs, soalhos que detetam inundações, uma linha de roupa ecológica concebida com resíduos das indústrias locais, ou estofos anti fissuras para o interior automóvel, feitos com materiais ecológicos. Os vários exemplos do impacto da nanotecnologia na região estão compilados num portefólio desenvolvido no âmbito do projeto Nanotech@NortePT, constituído por um livro e seis vídeos, que vai ser dado a conhecer no decorrer da exposição. Fazem ainda parte desta mostra três demonstradores e um kiosk interativo, estando também prevista a presença de investigadores do CeNTI no evento, para dar a conhecer melhor alguns dos projetos e abordar a importância dos trabalhos realizados.

Com esta mostra, pretende-se demonstrar como a região Norte e as suas empresas e indústrias são líderes na utilização da nanotecnologia na criação de novos produtos e soluções com elevado potencial tecnológico e de inovação.

A casa de Bernardino Machado, icónica figura da história moderna famalicense e da democracia Portuguesa, e que se celebra nas páginas da história como um ilustre académico e um dos mais notáveis Presidentes da República Portuguesa, é o palco escolhido para esta exposição. Ministro da Indústria, diretor do Instituto Industrial e Comercial de Lisboa e dono de um percurso notável como filósofo, Bernardino Machado foi, sobretudo, um progressista inovador e o seu espólio, ideais e legado mostram também a importância da inovação e do conhecimento.

Promovida pelo CeNTI - Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes, esta iniciativa marca ainda o encerramento do Projeto Nanotech@NortePT, que teve como principais objetivos a afirmação da região Norte de Portugal como polo fulcral na inovação e utilização prática da Nanotecnologia e sensibilizar e apoiar as empresas a investir em produtos inovadores, antecipando o futuro e dando resposta aos novos desafios dos consumidores dentro do panorama do mercado global.

O projeto Nanotech@NortePT conta com a participação do CeNTI e INL, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Operacional Regional do Norte (NORTE2020).

Para utilizar os nossos serviços tem que aceitar a nossa política de privacidade.
Política de Privacidade |